Segundo a sistemática regente dos direitos e garantias fund...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada sobre Direitos e Garantias Fundamentais previstos na Constituição Federal. O tema central envolve a compreensão de como esses direitos são aplicados e protegidos pelo texto constitucional.
A alternativa correta é a Alternativa A, que afirma que “a prática de racismo, por ser considerada crime inafiançável e imprescritível, se sujeita à pena de reclusão.” Isso está de acordo com o artigo 5º, inciso XLII, da Constituição Federal de 1988, que trata do racismo como crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.
Para entender melhor, vamos considerar um exemplo prático: se uma pessoa comete um ato de racismo, ela não poderá pagar fiança para responder em liberdade e também não há prazo (prescrição) que impeça a sua punição com o passar do tempo. Isso demonstra a seriedade com que a Constituição trata esse tipo de crime.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B: A afirmação de que a liberdade de expressão permite manifestação do pensamento sem qualquer restrição, inclusive em caso de anonimato, está incorreta. Segundo o artigo 5º, inciso IV, da Constituição, é assegurado o direito à livre manifestação do pensamento, mas é vedado o anonimato. A liberdade de expressão não é absoluta e deve respeitar outros direitos fundamentais.
Alternativa C: Esta alternativa erra ao dizer que o direito de propriedade é absoluto. Na verdade, a Constituição, no artigo 5º, inciso XXIII, estabelece que a propriedade deve atender à sua função social. Assim, o exercício do direito de propriedade pode ser condicionado ou limitado por interesse social ou uso coletivo.
Alternativa D: A afirmação de que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre devem ser imediatamente comunicados à autoridade policial e à família do preso está parcialmente correta, mas não é abrangente o suficiente para ser a melhor resposta. A Constituição, no artigo 5º, inciso LXII, especifica que a comunicação deve ser feita à autoridade competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada, mas isso não aborda diretamente a questão de crime inafiançável ou imprescritível como a alternativa A faz.
Uma dica para evitar pegadinhas em questões como essa é sempre lembrar que os direitos fundamentais podem ter restrições ou condicionantes e não são absolutos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".
Art. 5º, XLII, CF
D) a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão imediatamente comunicados à autoridade policial e à família do preso. ERRADO
A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
hbgh
➣ A) a prática de racismo, por ser considerada crime inafiançável e imprescritível, se sujeita à pena de reclusão.
CF, Art.5º,XLII, - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
"Macete " para diferenciar os crimes IMPRESCRITÍVEIS dos demais ?
Lembre-se todos os crimes do artigo 5ª, XLII ao XLIV são INAFIANÇÁVEIS, o que vai mudar é se ele é insuscetível de graça (...) ou se é imprescritível.
IMPRESCRITÍVEIS - Lembre-se de RAÇÃO
Racismo
Ação de grupos armados contra a ordem democrática
INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA, ANISTIA E INDULTO - Lembre-se de 3TH
Tráfico
Tortura
Terrorismo
Hediondos
Não se esqueça TODOS ESSES SÃO INAFIANÇÁVEIS.
➣ B) a liberdade de expressão permite a manifestação do pensamento sem qualquer restrição, inclusive em caso de anonimato.
CF,Art.5º,IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
➣ C) o direito de propriedade, por ser absoluto, não pode ter o seu exercício condicionado ou limitado por interesse social ou uso coletivo.
CF,Art.5º,XXII - é garantido o direito de propriedade;
CF,Art.5º,XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
CF,Art.5º,XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
➣ D) a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão imediatamente comunicados à autoridade policial e à família do preso.
CP, art., 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
Autoridade JUDICIAL!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo