O ato administrativo unilateral e discricionário por meio do...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Autorização X permissão
Autorização:
Discricionário
Unilateral
Precária
Interesse exclusivamente do particular.
Permissão:
Discricionário
Unilateral
Precária
Interesse público e particular
Esta questão cobrou o conceito clássico de PERMISSAO :
DIÓGENES GASPARINI:
“Permissão – é o ato administrativo, vinculado ou discricionário, segundo o qual a administração pública outorga a alguém, que para isso se interesse, o direito de prestar um serviço público ou de usar, em caráter privativo, um bem público. O poder público também outorga permissão de obra pública...
Autorização = ato discricionário e precário, em que predomina o interesse do particular (ex: porte de arma de fogo);
Permissão de uso de bem público = ato discricionário e precário, em que predomina o interesse da administração (cuidado para não confundir com permissão de serviço público, que se trata de um contato administrativo bilateral. A permissão de uso de bem público é ato unilateral da Administração).
________________________________________________________________
(Cespe/2016/TRT 8/AJAA) Acerca das espécies de ato administrativo, julgue o item.
Permissão é ato unilateral e discricionário por meio do qual a administração faculta ao particular a execução do serviço público ou a utilização privativa de bem público. (CERTO)
Bizú Macetado:
LICENÇA: Vinculado e Definitivo EX.: CNH
AUTORIZAÇÃO: Discricionário e Precário (interesse PRIVADO) Ex.: PORTE DE ARMA
PERMISSÃO: Discricionário e Precário (interesse PÚBLICO) Ex.: GINCANA NA PRAÇA
Autorização: ato administrativo discricionário e precário pelo qual a Administração Pública possibilita ao particular o exercício de alguma atividade matéria de predominante interesse privado e que, sem esse consentimento, seria legalmente proibida (autorização como ato de polícia), ou a prestação de serviço público não exclusivo do Estado (autorização de serviço público), ou, ainda, a utilização de um bem público (autorização de uso). A autorização normalmente é necessária para o exercício de atividade potencialmente prejudicial à coletividade ou de atividade de interesse social, razão pela qual a lei exige a chancela do Estado para fins de proteção ao interesse público. Exemplos: autorização para a exploração de serviços privados de educação e saúde; autorização de uso das vias públicas para realização de feiras; autorização para prestação de serviço de táxi etc.
Permissão: ato administrativo discricionário e precário pelo qual a Administração faculta ao particular o uso de bem público. Ressalte-se que a permissão, enquanto ato administrativo, refere-se apenas ao uso de bem público; caso se refira à delegação de serviços públicos, a permissão deve ser formalizada mediante um “contrato de adesão”, precedido de licitação (ou seja, não constitui um ato administrativo). Ex: Gincana na Praça.
A questão deixa claro que o uso do bem é PRIVATIVO, em vez de COLETIVO. A despeito de o gabarito ser dado como PERMISSÃO, na minha concepção, creio que se trate de AUTORIZAÇÃO, haja vista que nessa a predominância é o interesse privado, enquanto naquela há predominantemente o interesse da coletividade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo