Tendo como referência o texto acima e os múltiplos aspectos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252047 Arquitetura
Os instrumentos de controle urbano definidos por nossos  planos diretores têm sido duramente postos à prova — alguns  diriam, com imensas dificuldades — face a desafios urbanos, como  a explosão de crescimento urbano desde a segunda metade do  século XX, ainda em progressão em algumas regiões do país. Estes  instrumentos consistem de guias normativos de prescrição de usos  e condicionantes para as formas arquitetônicas. A questão que se  apresenta é: como modelos normativos podem guiar as dinâmicas  cada vez mais complexas (e potencialmente contraditórias) da  cidade brasileira?


                                        Vinícius Netto e Renato Saboya. A urgência do planejamento: a revisão 

                      dos instrumentos normativos de ocupação urbana. Internet: <www.vitruvius.com.br>.







Tendo como referência o texto acima e os múltiplos aspectos a ele  relacionados, julgue o  item  que se segue.
O poder público municipal, por meio da emissão de diretrizes, estabelece parâmetros para parcelamentos, como a frente mínima dos lotes, o comprimento máximo das quadras e os tipos das infraestruturas urbanas exigidas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

A questão aborda o papel do poder público municipal no controle e ordenamento urbano por meio de instrumentos normativos, parte essencial dos planos diretores. Esses instrumentos são usados para guiar o crescimento e a ocupação do solo urbano, estabelecendo parâmetros específicos como frente mínima dos lotes, comprimento máximo das quadras e tipos de infraestruturas urbanas.

Alternativa correta: C - certo

A alternativa está correta porque descreve com precisão uma das funções do poder público municipal dentro do contexto de planejamento urbano. Os planos diretores são ferramentas fundamentais que os municípios utilizam para orientar o desenvolvimento e a expansão das cidades. Um dos seus instrumentos são as diretrizes para parcelamentos, que realmente incluem parâmetros como especificações de lotes e quadras, bem como infraestrutura necessária.

Por que a resposta está certa?

Os municípios têm a responsabilidade de gerir o uso do solo urbano para garantir um crescimento ordenado e sustentável. Isso é feito através de diretrizes que regulam o parcelamento do solo, essencial para evitar a urbanização desordenada, o que poderia levar a problemas como a falta de infraestrutura adequada e a degradação ambiental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 6766Art. 6º Antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá solicitar à Prefeitura Municipal, ou ao Distrito Federal quando for o caso, que defina as diretrizes para o uso do solo, traçado dos lotes, do sistema viário, dos espaços livres e das áreas reservadas para equipamento urbano e comunitárioArt. 8º Os Municípios com menos de cinqüenta mil habitantes e aqueles cujo plano diretor contiver diretrizes de urbanização para a zona em que se situe o parcelamento poderão dispensar, por lei, a fase de fixação de diretrizes previstas nos arts. 6º e 7º desta Lei.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo