A respeito da identificação, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa B. Vamos entender o motivo.
Alternativa B: "Os postulados funcionam como características fundamentais da identificação, já que são fundamentos biológicos ou técnicos que qualificam e preenchem as condições necessárias para que o método de identificação seja considerado aceitável." Esta afirmação está correta. Na medicina legal, os postulados referem-se a conceitos essenciais que sustentam os métodos de identificação, garantindo que eles sejam precisos e confiáveis. Esses fundamentos podem ser biológicos, como características genéticas, ou técnicos, como técnicas forenses validadas.
Comentário sobre as demais alternativas:
Alternativa A: "A identificação médico-legal, quanto à espécie, não permite distinguir se, por exemplo, ossos encontrados em uma cena de crime pertencem a animais ou a seres humanos." Esta afirmação está incorreta. A identificação médico-legal possui métodos para distinguir ossos humanos de ossos de animais, utilizando características morfológicas específicas e análises mais detalhadas quando necessário.
Alternativa C: "A identificação médico-legal, quanto ao sangue, baseia-se na diferenciação dos 'canais de Havers'." Esta alternativa também está errada. A identificação do sangue, na medicina legal, é baseada em análises de grupos sanguíneos, DNA e outras características bioquímicas, e não nos canais de Havers, que são estruturas encontradas nos ossos.
Alternativa D: "A diferenciação do sexo não é possível por meio da avaliação do formato da pelve." Isso é incorreto. O formato da pelve é um dos principais meios de diferenciação do sexo em análises médico-legais, uma vez que há diferenças significativas entre pelves masculinas e femininas devido a funções reprodutivas e anatômicas.
Alternativa E: "A diferenciação do sexo não é possível por meio da avaliação do formato do crânio." Esta afirmação é falsa. Embora a identificação pelo crânio seja mais complexa que pela pelve, existem diferenças sutis que permitem estimativas do sexo, como características da mandíbula, arco supraorbital e projeção da glabela.
É importante que você compreenda esses conceitos para responder questões sobre medicina legal em concursos públicos. A identificação rigorosa e precisa é fundamental para a justiça e a ciência forense.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - B
SISTEMA DE VUCETICH (DACTILOSCOPIA)
REQUISITOS DE IDENTIFICAÇÃO: (P.I.U.P.C)
Perenidade: Resiste a ação do tempo durante toda a vida
Imutabilidade: Não mudam e não se alteram durante toda a vida
Unicidade: Individual → Específico daquele índividuo
Praticidade: Fácil de fazer
Classificabilidade: Pode ser classificado para arquivamento
Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasos sanguíneos e células nervosas.
A) vide justificativa na letra C.
B) gabarito
C) Os canais de havers são tubos dentro dos ossos. São usados para distinguir a espécie (se humano ou animal) Os canais nos humanos são em menor número e mais grossos (até 8mm quadrados), em animais, os canais são em maior número, estreitos, redondos e até 40mm quadrados.
Quanto ao sangue, na verdade, utiliza-se a prova de orientação e a prova de certeza, nesta última utiliza-se a técnica de teichman (ácido acético glacial) e a técnica de unlenhuth (soro-precipitação).
D) na mulher o osso pélvico tem formado em "U", no homem, em "V".
E) Os ossos cranianos do homem têm saliências e sua fronte é achatada, enquanto o crânio da mulher é mais liso e a fronte reta”, diz o anatomista Edson Liberti, da Universidade de São Paulo. Essas diferenças aparecem após a puberdade e são disparadas por hormônios.
"A primeira providência a saber se o material mandado a exame é sangue. Para tanto, utiliza-se uma técnica muito simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. (...) Porém, o método mais seguro é o da albuminorreação ou processo de Uhlenhuth. "
GENIVAL VELOSO DE F. 11° ED
Canais de Havers são espécies de canículos nos ossos, diferenciam ossos animais dos humanos.
A diferenciação do sexo É possível por meio da avaliação do formato da pelve ou do crânio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo