Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689405 História

      Nas revoltas e guerras, um dos sons mais significativos, pela carga de dor que traz e pelos desdobramentos político-sociais que produz, é o dos tiros. A década de 30 do século XX começou com um dos eventos mais decisivos da história do Brasil, não importando se sua designação consagrada — Revolução de 1930 — tenha suscitado muitos debates na área acadêmica sobre seu real ou autêntico caráter revolucionário, como movimento de transformação das estruturas socioeconômicas do país. Entre esses dramáticos sons de abertura e desfecho, ainda houve uma guerra civil (a Revolução Constitucionalista de 1932). Além disso, esse foi o momento em que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, cujos impactos na vida política e econômica brasileira foram grandes.


Angela de Castro Gomes. As marcas do período. In: Lilia Moritz Schwarcz (Dir.). História do Brasil nação: 1808-2010. Vol. 4 (Olhando para dentro: 1930-1964). Madri: Fundación Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2013, p. 24 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsequente, considerando o contexto histórico brasileiro a partir da última década da Primeira República.


Os levantes armados de 1922 (Rio de Janeiro) e 1924 (São Paulo), e a própria Coluna Miguel Costa-Luís Carlos Prestes (1925-1927), em larga medida símbolos do movimento tenentista, ao receberem ponderável apoio popular, atestavam a fragilidade de um regime republicano que, malgrado ter-se afastado gradativamente da subordinação aos interesses oligárquicos, mostrou-se cada vez mais incapaz de assegurar a estabilidade política indispensável a sua manutenção.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A década de 1920 na vida republicana do Brasil foi de crise. O café, produto rei de exportação, enfrentava concorrência no mercado internacional e os preços baixaram. Novos grupos sociais urbanos, vinculados ao crescimento da indústria, demandavam voz e vez. O predomínio sócio político das oligarquias rurais do sudeste na esfera federal trouxe desavenças entre eles e oligarquias de outros estados. O baixo padrão de vida de populações camponesas e do operariado levou ao crescimento de movimentos sociais. A Semana de Arte de 1922 , que propõe uma nova estética e, o movimento tenentista , nascido entre jovens oficiais do Exército, expressam algumas das questões em pauta à época. 

Particularmente os tenentes, apesar de não terem propostas verdadeiramente democráticas, opunham-se ao domínio oligárquico. O surgimento desse movimento remonta à campanha eleitoral das eleições de 1922. Nessas eleições, as oligarquias paulista e mineira lançaram  Artur Bernardes como candidato a presidente, que enfrentou a concorrência de Nilo Peçanha, apoiado pelas oligarquias de Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. 

O tenentismo contribuiu para a desestabilização da ordem política existente na Primeira República, aferrada aos interesses e valores das oligarquias . Na verdade não houve uma rearticulação política capaz de evitar o movimento de 1930, mesmo não sendo ele de caráter verdadeiramente revolucionário, segundo debates entre historiadores. 

A afirmativa apresentada na questão está incorreta e a bibliografia que corrobora a conclusão é de fácil acesso e, disponibilizada pela organização das provas do Instituto Rio Branco. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os levantes armados de 1922 (Rio de Janeiro) e 1924 (São Paulo), e a própria Coluna Miguel Costa-Luís Carlos Prestes (1925-1927), em larga medida símbolos do movimento tenentista, ao receberem ponderável apoio popular, atestavam a fragilidade de um regime republicano que, malgrado ter-se afastado gradativamente da subordinação aos interesses oligárquicos, mostrou-se cada vez mais incapaz de assegurar a estabilidade política indispensável a sua manutenção.

 

Errei duas vezes.

tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil. Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto), instituição do voto secreto e a reforma na educação pública. Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolução de 1924 a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes.

A Coluna Prestes não conseguiu apoio popular.

A República Velha estava subordinada aos interesses oligárquicos.

Apesar de ter pregado contra à República, A Coluna não teve apoio popular. Apenas Revolta de 1924.

" ...atestavam a fragilidade de um regime republicano que, malgrado ter-se afastado gradativamente da subordinação aos interesses oligárquicos"

O problema está em justamente não ter se afastado dos interesses oligarquicos. O sistema era fágil em função da cartelização da política (entre Minas e São Paulo) e da Além do que a base economica sustentada unicamente sobre as exportações de café vinham gradativamente perdendo força em função da crise de 1929 assim como a concorrencia de outros países.

http://revistacafeicultura.com.br/?mat=27265

 

Não receberam apoio popular

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo