Assinale a alternativa que, mantendo o sentido original, re...
Leia o texto para responder à questão.
Sarampo Mata
As primeiras mortes por sarampo no estado de São Paulo em 22 anos, confirmadas nesta semana, servem como um alerta lúgubre dos perigos dessa doença que voltou a se alastrar no Brasil, a partir de 2018.
Na quarta-feira (28), soube-se do caso de um homem de 42 anos, que não possuía registro de vacinação e apresentava vulnerabilidade para infecções. Nesta sexta, anunciaram-se os óbitos de dois bebês, na capital e em Barueri, em decorrência da enfermidade.
Considerado altamente infeccioso, dado que um indivíduo com a doença pode contaminar até 18 pessoas, o sarampo provoca manchas vermelhas na cabeça e no corpo, tosse, dor de cabeça, coriza e conjuntivite.
De 5% a 10% dos casos evoluem para quadros mais graves, como pneumonia e complicações neurológicas.
Neste ano, a unidade mais rica da Federação contou 2457 casos da moléstia, dos quais 1637 na capital, e responde pela quase totalidade das infecções confirmadas no país. Outros 12 estados, no entanto, registram surto ativo da doença.
Esse número tende a crescer, já que é alto o volume de ocorrências ainda sob investigação. O último boletim do Ministério da Saúde apontava 10855 casos suspeitos — e estes são corroborados em cerca de 25% das vezes.
O ressurgimento do sarampo ocorre após o Brasil ter dado a doença como eliminada em 2016. A causa mais provável é que portadores vindos de fora tenham trazido o vírus ao país. Em 2018, refugiados venezuelanos que buscavam abrigo em estados do Norte e, neste ano, pessoas provenientes de Israel e da Europa, suspeita-se.
A moléstia, porém, só se disseminou por aqui porque encontrou terreno propício. Como regra, epidemiologistas preconizam que 95% do público-alvo deva ser imunizado para bloquear a transmissão de sarampo. Desde 2016, no entanto, o Brasil não alcança essa marca. Em 2018, a taxa foi de 90,5%.
Embora não exista um diagnóstico preciso para essa queda, as razões aventadas para tanto incluem desde a dificuldade dos pais em levar os filhos aos postos em horário comercial até a influência de fake news sobre os riscos da vacinação, passando pela falsa sensação de segurança advinda do sucesso na eliminação da doença.
A preocupação, no entanto, vai além do sarampo. Atualmente, 7 das 8 vacinas recomendadas para bebês apresentam cobertura abaixo da meta. Urge, pois, que os governos de todos os níveis ajam para reverter esse quadro, por exemplo, intensificando campanhas educativas e realizando mutirões.
(Folha de S.Paulo: 31.08.2019. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E
a) Uma média de 18 pessoas podem ser contaminadas por um único indivíduo. → Errado.
➥ Pergunte ao verbo: Quem pode ser contaminado? Uma média. Uma média PODE ser CONTAMINADA.
➥ Lembrando que a palavra média não é sujeito partitivo, porque ela não indica “parte de um todo”. Assim, a única concordância possível é a que fizemos aqui, restando ao verbo permanecer no singular.
.
b) Já faziam 22 anos que o estado de São Paulo não registrava mortes por sarampo. → Errado.
➥ O verbo fazer, no sentido de tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, é um verbo impessoal, devendo ser conjugado apenas no singular: faz 22 anos, faz duas semanas, faz cinco meses, faz três horas etc.
.
c) Passa de 65% do total no país os casos de sarampo registrados na capital. → Errado.
➥ O que passa de 65% do total? Os casos. Os casos PASSAM de 65%. Verbo no plural.
d) A quantidade das ocorrências da moléstia superam os números dos últimos dois anos. → Errado.
➥ O que supera os números? A quantidade das ocorrências. A quantidade SUPERA. Novamente, o examinador tentou te confundir com sujeito partitivo.
.
e) Metade dos estados brasileiros confirmou a presença do surto de sarampo. → Correto.
➥ Nesta alternativa há termo partitivo. O verbo pode concordar com o termo no singular ou no plural. Veja:
- "Metade dos estados brasileiros confirmou a presença do surto de sarampo."
- "Metade dos estados brasileiros confirmaram a presença do surto de sarampo"
Nunca se esqueça! O sujeito partitivo indica parte do todo!! → Grande parte, metade, a maioria etc.
Leia mais sobre termos partitivos (excelente explicação da professora, creio que você gostará): .pontodosconcursos.com.br/artigo/14735/claudia-kozlowski/concordancia-com-termos-partitivos
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
a) Uma média de 18 pessoas podem ser contaminadas por um único indivíduo.
Incorreto. O núcleo do sujeito é o substantivo "média", e não "18 pessoas". Este último é o adjunto adnominal. O verbo auxiliar modal "poder" da locução verbal "podem ser" deve flexionar-se no singular a fim de concordar com o mencionado núcleo, bem como o adjetivo "contaminadas". Correção: "Uma média de 18 pessoas pode ser contaminada (...)";
b) Já faziam 22 anos que o estado de São Paulo não registrava mortes por sarampo.
Incorreto. Conforme amiúde lição, o verbo "fazer", indicando tempo pretérito, não varia. Correção: "Já fazia 22 anos (...)";
c) Passa de 65% do total no país os casos de sarampo registrados na capital.
Incorreto. O verbo "passar" deve flexionar-se no plural a fim de concordar com o núcleo "casos". Correção: "Passam de 65% (...) os casos...";
d) A quantidade das ocorrências da moléstia superam os números dos últimos dois anos.
Incorreto. O verbo "superar" deve concordar com o núcleo do sujeito "quantidade". Correção: "A quantidade (...) supera os números dos últimos dois anos";
e) Metade dos estados brasileiros confirmou a presença do surto de sarampo.
Correto. Toda a frase atende ao padrão normativo do idioma. Tendo em vista a presença da expressão "metade de", pode o verbo, ao gosto do autor, na frase em tela, flexionar-se no plural ou conservar-se no singular.
Letra E
sUJEITO PARTITIVO CONCORDA COM PLURAL OU SINGULAR
eSTUDEM VAI CAIR NO TJSP
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo