De acordo com o Código Penal, a respeito dos crimes contra ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2348603 Direito Penal
De acordo com o Código Penal, a respeito dos crimes contra a administração pública, o funcionário que entra no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber que foi oficialmente exonerado, removido ou substituído ou suspenso, realiza a prática de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado

       Art. 324 - Entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso:

       Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

Vamos em frente!

gabarito) letra C.

 Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado

       Art. 324 - Entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso:

       Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

obs.: o delito de usurpação de função pública é praticado pelo particular que se passa por funcionário público.

h

 

(a) Violação de sigilo funcional

 

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Consiste em revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação. A pena prevista é de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

 

(b) Condescendência criminosa, de acordo com o descrito no Código Penal, "Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente

(c) Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado

Entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso:

(d) Usurpar o exercício de função pública:

Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa. Parágrafo único - Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - reclusão, de dois a cinco anos, e multa. Usurpar significa exercer indevidamente uma atividade pública de forma indevida.

Gab. Letra C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo