O paciente de 76 anos de idade, ativo e saudável, vendedor ...
O paciente de 76 anos de idade, ativo e saudável, vendedor de pipocas do bairro em que reside, é portador de HAS e diabetes mellitus e frequenta as consultas trimestrais, conforme orientação do médico da Estratégia Saúde da Família (ESF). O paciente retira os medicamentos na unidade básica de saúde (UBS), recebe a visita semanal do agente comunitário de saúde (ACS) para aferição de sua pressão arterial e ainda comparece ao Programa HiperDia uma vez ao mês, o que garante o seu controle glicêmico e pressórico.
A qual princípio doutrinário do SUS atribuem-se essas atividades?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - Integralidade
Vamos entender o tema central da questão. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), a questão aborda o princípio da Integralidade, que é um dos princípios doutrinários fundamentais do SUS.
A integralidade refere-se à oferta de um cuidado completo e contínuo ao paciente, abordando não apenas as doenças, mas também considerando o contexto social e as necessidades individuais. É sobre oferecer cuidados preventivos, curativos e de reabilitação.
No enunciado, o paciente participa de diversas atividades de saúde como consultas regulares, acompanhamento pelo agente comunitário de saúde e participação no Programa HiperDia. Isso demonstra uma abordagem integral, cuidando de vários aspectos da saúde do paciente.
Agora, vamos justificar por que a alternativa A é a correta e por que as outras estão incorretas:
A - Integralidade: Como explicado, o paciente recebe cuidados contínuos e abrangentes, o que caracteriza a integralidade. Ele participa de consultas, recebe visitas domiciliares e se beneficia de programas específicos, demonstrando a aplicação prática deste princípio.
B - Descentralização: Este princípio se refere à organização e administração dos serviços de saúde em diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal), permitindo maior autonomia. Não é o foco da questão.
C - Participação social: Embora a participação social seja importante no SUS, relacionada ao engajamento da comunidade na gestão e planejamento das políticas de saúde, aqui o foco está nos serviços prestados ao paciente.
D - Equidade: Este princípio está relacionado a tratar desigualmente os desiguais, garantindo que todos recebam o que necessitam para alcançar o mesmo nível de saúde. Ainda que importante, a questão não destaca ações específicas voltadas para equidade.
E - Universalidade: Está ligada ao direito de acesso à saúde para todos os cidadãos. A questão destaca a continuidade e a abrangência dos cuidados, não apenas o acesso universal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Integralidade pois:éo pricípio Doutrinário onde ''o modelo de atenção integral á saúde'' contempla o conjunto de ações de promoção da saúde,prevenção de risos e agravos,asistencia e reuperação
Equidade
Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.
Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, especialmente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.
O princípio da equidade também norteia políticas de saúde, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto dos determinantes sociais da saúde aos quais estão submetidos. Neste sentido, no Brasil, existem programas de saúde em acordo com a pluralidade da população, contemplando as populações do campo e da floresta, negros, ciganos, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo