O Código de Ética é um padrão que serve de guia para a cond...
O código deve ser posto em relação, por um lado, com a lei e, por outro, com a moralidade em sentido mais amplo. Um código de ética não pode pôr-se fora ou além da lei: não pode servir como desculpa ou meio para legitimar comportamentos que a lei proíbe.
O código tenta capturar um aspecto que escapa à legislação e ao legislador: pode-se cumprir perfeitamente a lei e, ainda assim, prejudicar alguém.
Exige-se ética na vida pública porque as pessoas não apenas desejam o cumprimento da lei, mas sim o seu bom cumprimento. Incorporar essa dimensão do bom cumprimento da lei é uma tarefa difícil, mas que cabe perfeitamente a um código de ética.
Por outro lado, também não faria sentido ter um código de ética que apenas repetisse o que já está plenamente determinado e assegurado na lei.
(Disponível em: https://curtlink.com/uDq5rYh. Adaptado.)
De acordo com o texto, o código de ética:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - "Deve ser posto em relação com a lei e não pode servir como desculpa ou meio para legitimar comportamentos que a lei proíbe."
A questão aborda o papel do código de ética e sua relação com a legislação e a moralidade. Para resolver essa questão, é necessário compreender que o código de ética é um conjunto de diretrizes comportamentais que auxiliam profissionais e organizações a tomar decisões baseadas em valores éticos e morais, os quais nem sempre são abordados de forma explícita pela lei.
Um código de ética não tem a função de modificar a legislação, mas de orientar a conduta dentro dos limites estabelecidos pela lei, promovendo práticas que reflitam honestidade, solidariedade e correção. É importante ressaltar que um código de ética também não pode contradizer ou permitir ações que vão contra as leis vigentes. Ele busca preencher lacunas que a lei não abrange, por isso, deve estar alinhado com a lei, mas avançar além dela, promovendo a "dimensão do bom cumprimento da lei", conforme mencionado no texto.
A alternativa D é correta porque enfatiza que o código de ética deve estar em sintonia com a legislação, mas não pode ser utilizado para justificar atos ilegais. Além disso, o código de ética busca capturar aspectos que escapam à legislação, promovendo a ética na vida pública e privada das pessoas, o que vai além do mero cumprimento das leis.
As outras alternativas são incorretas porque sugerem que o código de ética pode modificar a lei (A), orientar atividades independentemente da lei (B), ter uma relação indistinta com a lei (C) ou estar acima da lei (E), o que contraria as explicações fornecidas no texto-fonte e a compreensão adequada da relação entre ética, moral e lei.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O código deve ser posto em relação, por um lado, com a lei e, por outro, com a moralidade em sentido mais amplo. Um código de ética não pode pôr-se fora ou além da lei: não pode servir como desculpa ou meio para legitimar comportamentos que a lei proíbe.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo