Com base na jurisprudência sumulada do Superior Tribunal de...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB C
STJ - SÚMULA Nº 641 - A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurado.
A portaria de instauração do PAD tem como principal objetivo dar início à persecução disciplinar, conferindo publicidade à constituição da Comissão Disciplinar, nela não se exigindo a exposição detalhada dos fatos a serem apurados, o que somente se faz indispensável na fase de indiciamento, a teor dos arts. 151 e 161, da Lei 8.112/1990, de modo que não constitui nulidade a falta de indicação, na portaria inaugural, do nome do servidor acusado, dos supostos ilícitos e seu enquadramento legal.
GABARITO - ALTERNATIVA CORRETA LETRA "C"
Comentário:
Nessa questão, a banca, cobra de nós, sobre a jurisprudência sumulada do STJ, sobre o conteúdo necessário na portaria de instauração do processo administrativo disciplinar (PAD). Vejamos:
A Letra "A" está "ERRADA", pois a jurisprudência do STJ dispensa a necessidade de uma exposição detalhada dos fatos a serem apurados na portaria de instauração do PAD.
Assim, temos que a exigência de detalhamento ocorre apenas na fase de indiciamento.
"Súmula 641-STJ: A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados."
A Letra "B" está "ERRADA", pois, ao contrário do que sugere a alternativa, a portaria de instauração do PAD não orienta a exposição detalhada dos fatos, uma vez que, essa descrição pormenorizada é necessária somente na fase de indiciamento.
"A portaria de instauração do processo disciplinar prescinde de minuciosa descrição dos fatos imputados, sendo certo que a exposição pormenorizada dos acontecimentos se mostra necessária somente quando do indiciamento do servidor. Jurisprudência em Teses do STJ, ed. 05, Tese 3."
A Letra "C" está "CORRETA", pois, está de acordo com a Súmula 641, do STJ, que esclarece, que a portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos.
Logo, o objetivo principal da portaria é dar publicidade à constituição da comissão processante, e a descrição minuciosa dos fatos será feita no momento do indiciamento.
"Súmula 641-STJ: A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 18/02/2020, DJe 19/02/2020."
A Letra "D" está "ERRADA", pois a portaria de instauração não substitui a exposição detalhada dos fatos. Dessa forma, o detalhamento pormenorizado é exigido apenas na fase de indiciamento, após a instrução probatória.
"A portaria de instauração do processo disciplinar prescinde de minuciosa descrição dos fatos imputados, sendo certo que a exposição pormenorizada dos acontecimentos se mostra necessária somente quando do indiciamento do servidor. Jurisprudência em Teses do STJ, ed. 05, Tese 3."
A Letra "E" está "ERRADA", pois, embora a portaria não precise apresentar uma descrição minuciosa dos fatos, isso não significa que a exposição detalhada seja "inapropriada".
Contudo, a exposição detalhada é necessária, mas apenas em uma fase posterior, no indiciamento.
"Súmula 641-STJ: A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados."
Súmula 641-STJ: A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 18/02/2020, DJe 19/02/2020."
A portaria de instauração do processo disciplinar prescinde de minuciosa descrição dos fatos imputados, sendo certo que a exposição pormenorizada dos acontecimentos se mostra necessária somente quando do indiciamento do servidor. Jurisprudência em Teses do STJ, ed. 05, Tese 3."
ACRESCENTANDO: GAB.C
Segundo o Enunciado nº 650 da Súmula do STJ , a portaria que instaura o processo administrativo disciplinar não precisa conter a exposição detalhada dos fatos a serem apurados, ou seja, prescinde desse detalhamento. Basta que haja uma descrição mínima dos fatos que motivaram a abertura do processo.
BONS ESTUDOS!
GABARITO C
Súmula 641 - STJ
A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo