Julgue o item subsequente. Os princípios fundamentais da Con...
Julgue o item subsequente.
Os princípios fundamentais da Constituição de 1988 são os mesmos de todas as constituições anteriores, não havendo inovações ou acréscimos significativos. Eles incluem princípios como a soberania nacional, a separação dos poderes, e a unidade nacional, mas não abordam direitos humanos ou sociais de forma detalhada, focando mais na estrutura do Estado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado
A Constituição de 1988 trouxe inovações significativas em comparação com as constituições anteriores do Brasil. Além de reafirmar princípios fundamentais como a soberania, a separação dos poderes e a unidade nacional, a Constituição de 1988 é conhecida por ser uma constituição cidadã, com ênfase nos direitos humanos e sociais. Ela aborda de forma detalhada direitos como a saúde, educação, trabalho, moradia, entre outros, além de garantir direitos e garantias fundamentais que foram ampliados em relação às constituições anteriores.
Assim, ao afirmar que não há inovações ou que não aborda direitos humanos ou sociais de forma detalhada, o item está incorreto.
ERRADO - A Constituição de 1988 é conhecida por ampliar o foco em direitos humanos e sociais. Ela dedica também uma seção específica aos direitos e garantias fundamentais, abordando de maneira detalhada os direitos individuais, sociais, e coletivos. A Constituição de 1988 também introduz o princípio da dignidade da pessoa humana e valoriza a função social da propriedade, entre outras inovações que refletem um compromisso mais forte com os direitos humanos e sociais.
E
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo