Considere estas orações: I. A sombra nos assusta. II. A ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TJ-CE Prova: FCC - 2022 - TJ-CE - Oficial de Justiça |
Q1951055 Português

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Sombra

Sombra, explicava a sabida boneca Emília, de Monteiro Lobato, é ar preto. Criança, não me tranquilizei: do escuro só podiam surgir fantasmas, apagar a luz era dar uma oportunidade aos duendes e demônios do quarto. Só a luz possuía o dom confortante de tocar deste mundo os habitantes do outro.  

No ginásio, estudante de Física, não me tranquilizei. Sombra é o resultado da interposição de um corpo opaco entre o observador e o corpo luminoso, sinal de que muitos corpos luminosos deixam de banhar-nos com sua luz desejável, sinal de que nos faltam felicidades, de que muitos sóis necessários se interromperam em sua viagem até nossos olhos.

Não perguntar o que um homem possui, mas o que lhe falta. Isso é sombra. Não indagar de seus sentimentos, mas saber o que ele não teve a ocasião de sentir. Sombra. Não se importar com o que ele viveu, mas prestar atenção à vida que não chegou até ele, que se interrompeu de encontro a circunstâncias invisíveis, imprevisíveis. A vida é um ofício de luz e trevas. Enquadrá-lo em sua constelação particular, saber se nasceu muito cedo para receber a luz da estrela ou se chegou ao mundo quando de há muito se extinguiu o astro que deveria iluminá-lo. 

Ontem vi uma menininha descobrindo sua sombra. Ela parava de espanto, olhava com os olhos arregalados, tentava agarrar a sombra, andava mais um pouco, virava de repente para ver se o seu fantasma ainda a seguia. Era a representação dramática de um poema infantil de Robert Stevenson, no qual uma menininha vai e vem, rodeando, saltando, gesticulando com seus bracinhos diante de sua sombra, implorando por uma explicação impossível, dançando um balé que será a sua própria vida.

(Adaptado de: CAMPOS, Paulo Mendes. Os sabiás da crônica. Antologia. Org. Augusto Massi. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 211-212) 



Considere estas orações:

I. A sombra nos assusta.
II. A luz nos é desejável.
III. A luz e a sombra constituem nossa vida.

Essas orações integram-se com coerência, clareza e correção neste período:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B

A sombra que assusta - luz desejada

a) ambiguidade quem assusta e quem deseja.

c) não indica circunstância de tempo de luz e sombra. Não caberia enquanto - conectivo temporal. Outro erro - verbo constitua. Seria constitui

d) coloquialismo "vai -se constituindo"

e) Ambiguidade das expressões. quem assusta e quem deseja

CORRETA: B

Atente-se ao comando da questão, para que elimine as ambiguidades, extrapolações e contrações das alternativas:

A - Ainda que nos assustem ou sejam desejáveis, a luz e a sombra constituem nossa vida. (Infere-se que ambas assustam e são desejáveis, por isso há contradição/incoerência).

B - Da sombra, que nos assusta, e da luz, desejada, constitui-se nossa vida. CORRETA

C - Sendo desejada a luz, enquanto a sombra a assusta, assim se constitua a nossa vida. (Infere-se que a sombra assusta a luz, o que não se pode afirmar com a leitura do enunciado; pois, na verdade, ela nos assusta).

D - Ao nos assustar a sombra e nos desejar a luz, vai-se constituindo a nossa vida. (Infere-se que a luz nos deseja, o que fica incoerente com o enunciado, já que nós a desejamos).

E - Entre a luz e a sombra, entre susto e desejo, constituem a oposição da vida. (Não se pode deduzir que a relação entre luz e sombra constitui a oposição da vida. O enunciado não trata de nenhuma oposição da vida.)

Não marquei a alternativa B por imaginar que palavra "CONSTITUÍ-SE" deveria ficar no plural.

Quem souber, por favor, responda abaixo. As vírgulas da letra "b" seriam um caso de aposto?

Vírgulas servem para separar o APOSTO (termo que se junta a outro para explicá-lo ou especificá-lo melhor).

Exemplos:

a) Pedro, amigo de João, passou no concurso.

b) Alexandre, presidente do clube, fez a premiação.

Então na frase: Da sombra, que nos assusta, e da luz, desejada, constitui-se nossa vida. 

A vírgula após sombra, separando a expressão "que nos assusta" seria um aposto especificando "sombra" e assim sucessivamente?

ASSISTIR A EXPLICAÇÃO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo