Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TJ-CE Prova: FCC - 2022 - TJ-CE - Oficial de Justiça |
Q1951056 Português

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Sombra

Sombra, explicava a sabida boneca Emília, de Monteiro Lobato, é ar preto. Criança, não me tranquilizei: do escuro só podiam surgir fantasmas, apagar a luz era dar uma oportunidade aos duendes e demônios do quarto. Só a luz possuía o dom confortante de tocar deste mundo os habitantes do outro.  

No ginásio, estudante de Física, não me tranquilizei. Sombra é o resultado da interposição de um corpo opaco entre o observador e o corpo luminoso, sinal de que muitos corpos luminosos deixam de banhar-nos com sua luz desejável, sinal de que nos faltam felicidades, de que muitos sóis necessários se interromperam em sua viagem até nossos olhos.

Não perguntar o que um homem possui, mas o que lhe falta. Isso é sombra. Não indagar de seus sentimentos, mas saber o que ele não teve a ocasião de sentir. Sombra. Não se importar com o que ele viveu, mas prestar atenção à vida que não chegou até ele, que se interrompeu de encontro a circunstâncias invisíveis, imprevisíveis. A vida é um ofício de luz e trevas. Enquadrá-lo em sua constelação particular, saber se nasceu muito cedo para receber a luz da estrela ou se chegou ao mundo quando de há muito se extinguiu o astro que deveria iluminá-lo. 

Ontem vi uma menininha descobrindo sua sombra. Ela parava de espanto, olhava com os olhos arregalados, tentava agarrar a sombra, andava mais um pouco, virava de repente para ver se o seu fantasma ainda a seguia. Era a representação dramática de um poema infantil de Robert Stevenson, no qual uma menininha vai e vem, rodeando, saltando, gesticulando com seus bracinhos diante de sua sombra, implorando por uma explicação impossível, dançando um balé que será a sua própria vida.

(Adaptado de: CAMPOS, Paulo Mendes. Os sabiás da crônica. Antologia. Org. Augusto Massi. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 211-212) 



Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Ao que parece, o cronista teme, não só as sombras do escuro, mas também os mistérios que aqui e ali de modo intempestivo, nos envolvem. (Errada. Não se pode separar o sujeito do seu complemento, exceto por termo deslocado entre vírgulas. Além disso, há um erro de colocação pronominal aqui)

B) À negatividade das sombras o cronista opõe, de modo resoluto, a vantagem da luz, entendida esta como instância de esclarecimento da vida. (Certa. Mas alguns gramáticos exigiriam uma vírgula logo após sombras)

C) Seria interessante, que o autor estampasse, nessa sua crônica os versos infantis, do poeta Robert Stevenson caracteristicamente dramáticos. (Errada. Sem vírgula entre a oração principal e a subordinada)

D) A menininha do poema de Robert Stevenson demonstraria diante da sombra, receios semelhantes, aos que já assinalara o cronista. (Errada. Termo deslocado deve vir entre vírgulas)

E) Nenhuma aula de Física por mais clara que seja, consegue afastar de alguém, o temor que naturalmente deriva, das sombras que nos cercam. (Errada. Termo deslocado deve vir entre vírgulas)

não deveria obrigatoriamente ter uma vírgula logo após sombras na letra B?

Ivan, cadê vc? Comenta aqui, por favor. Obrigada.

Ivan deve ter passado no concurso já kkk

Letra B: À negatividade das sombras  - adjunto adverbial de longa extensão.

Não seria caso de vírgula obrigatória após sombras ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo