Julgue o item subsequente. A Constituição de 1988 estabelece...
Julgue o item subsequente.
A Constituição de 1988 estabelece que os servidores públicos devem ser selecionados por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos, garantindo a impessoalidade e a igualdade de oportunidades. Além disso, os servidores passam a ter estabilidade após três anos de efetivo exercício, podendo perder o cargo apenas por sentença judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo em que lhes seja assegurada ampla defesa, ou por avaliação periódica de desempenho.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos
Para compreender melhor essa questão, precisamos focar em dois pontos principais: o acesso aos cargos públicos e a estabilidade dos servidores públicos conforme a Constituição Federal de 1988.
A Constituição prevê que o ingresso em cargos públicos deve ser feito por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos, conforme o artigo 37, inciso II. Isso garante a impessoalidade e a igualdade de oportunidades, princípios fundamentais da administração pública.
Além disso, a estabilidade dos servidores públicos é abordada no artigo 41 da Constituição, que estabelece que um servidor adquire estabilidade após três anos de efetivo exercício. A perda do cargo só pode ocorrer nas seguintes situações:
- Mediante sentença judicial transitada em julgado;
- Por processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
- Por avaliação periódica de desempenho, também assegurando ampla defesa.
Com base nesses fundamentos, podemos afirmar que a afirmativa do enunciado está correta, sendo o gabarito: C - certo.
A questão está bem estruturada para testar o conhecimento sobre o processo de ingresso e estabilidade no serviço público, conforme estabelecido pela Constituição de 1988.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão passível de recurso,haja vista, o servidor poderá perder o cargo público para conter gastos com o pessoal de acordo com art 169, parágrafo 4° da CF
Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.
........................................
§ 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal. (Parágrafo acrescido pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998
GABARITO: CERTO
De acordo com a CF:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo:
I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
Ficou incompleto na parte da avaliação periódica, pois não falaram sobre a ampla defesa. :(
Quem errou por "saber demais" está no caminho certo.
A questão não acabou restringindo demais não?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo