Geralmente, para quedas superiores a 30 m, turbinas do tipo ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante explicar que turbinas são equipamentos responsáveis por transformar a energia hidráulica em energia mecânica. Em outras palavras, a turbina converte a pressão e a velocidade de um fluxo de água em torque e rotação. Existem diversos tipos de turbinas. As principais são a Pelton, a Francis e a Kaplan.
As turbinas do tipo Pelton possuem trajetória tangencial e operam por ação/impulsão e possuem um mecanismo de funcionamento análogo ao dos moinhos. Especificamente, a turbina Pelton possui um rotor com conchas, movido pela ação do fluxo tangencial de água mantido por um bocal injetor. Geralmente, a turbina de Pelton é utilizada em barragens de alta altitude, comumente entre 300 m e 1.400 m.
Por sua vez, as turbinas Francis são de reação e caracterizam-se pela existência de um rotor dotado de palhetas curvas em sua lateral. Na mesma, o fluxo de água é guiado por um tubo em espiral e por um conjunto de palhetas que induzem a água a passar radialmente pela parede do rotor, forçando as palhetas do mesmo. Assim, a turbina Francis possui trajetória radial. A turbina Francis é recomendada para alturas pequenas e médias (de 10 a 300 m).
Por fim, as turbinas Kaplan são muito similares às Francis, diferenciando-se pelo fato e ser dotado e um conjunto de pás em seu contorno, caracterizando uma trajetória axial para o fluxo. A turbina Kaplan proporciona bom desempenho para diversas alturas, uma vez que o ângulo das hélices pode ser ajustado. Entretanto, as turbinas do tipo Kaplan são mais eficientes para alturas acima de 30 metros.
Vale destacar também as turbinas do tipo bulbo, citadas pelo enunciado. Elas são projetadas especialmente para aproveitar quedas d'água de baixa altura, geralmente entre 2 e 30 metros. Essas turbinas possuem um design compacto, com a turbina e o gerador elétrico localizados em um único invólucro conhecido como "bulbo". Devido à sua concepção, esse tipo de turbina apresenta baixos custos de construção, manutenção e operação.
Visto isso, tem-se que a afirmativa da questão está errada, pois para quedas superiores a 30 m, as turbinas Kaplan são mais adequadas, enquanto as turbinas do tipo bulbo são mais eficientes para alturas inferiores a 30 m.
Gabarito do professor: errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Utiliza-se a turbina tipo bulbo em usina a "fio d'água" onde não é possível aproveitar certos desníveis hidráulicos que são muito reduzidos.
Pelton são para 250-2500m
Francis são para 40-400m
Kaplan até 60m
Bulbo até 30m
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo