Uma empresa fabricante de produtos lubrificantes pretende vi...
Um administrador que deseja avaliar se esse processo está de acordo com os parâmetros do programa Seis Sigma deverá utilizar a ferramenta denominada
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Análise de Capacidade
Vamos entender juntos a razão pela qual a alternativa D é a correta e como o tema abordado na questão se relaciona com a Gestão da Qualidade e o Seis Sigma.
O programa Seis Sigma é uma metodologia de gerenciamento de qualidade que visa reduzir a variabilidade nos processos e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços. Este programa utiliza ferramentas estatísticas para identificar e eliminar causas de defeitos e minimizar a variabilidade nos processos de fabricação e negócios.
Na questão, a empresa deseja implementar o Seis Sigma no setor de produção, e para isso, analisaram-se dados como o tempo médio de produção e o desvio padrão. Esses dados são essenciais para avaliar se o processo está conforme os parâmetros do Seis Sigma.
O administrador precisa utilizar uma ferramenta que permita avaliar se a produção está dentro das especificações desejadas, levando em conta a média e a variabilidade do processo. Isso nos leva à Análise de Capacidade.
A Análise de Capacidade é uma ferramenta que verifica a habilidade de um processo em produzir produtos que atendam às especificações. Ela leva em consideração a média do processo e o desvio padrão para determinar se o processo é capaz de produzir consistentemente dentro das tolerâncias especificadas.
Portanto, a Alternativa D é a correta, pois a Análise de Capacidade é a ferramenta apropriada para avaliar se o processo de produção está em conformidade com os parâmetros exigidos pelo programa Seis Sigma.
Caso tenha dúvidas adicionais ou precise de mais explicações sobre o Seis Sigma ou outras ferramentas de gestão da qualidade, estarei à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Este tipo de processo foi desenvolvido pela MOTOROLA.
Diante das alternativas a única que busca verificar qualidade é a análise de capacidade: identifica os excessos de tempo de produção x gastos ou falta de planejamento.
2.1 Classificação das técnicas e ferramentas utilizadas no Programa Seis Sigma
A partir da revisão da literatura, poucas classificações foram encontradas para as técnicas e ferramentas empregadas no Programa Seis Sigma, sendo que See (2006) propõe uma classificação baseada em duas categorias:
• Coleta de dados e gerenciamento de análise do processo - inclui técnicas e ferramentas tais como: mapeamento do processo, matriz causa-efeito, análise dos modos e efeito das falhas (Failure Mode and Effect Analysis - FMEA) e planos de controle;
• Ferramentas de análise de processo - destaca como técnicas e ferramentas a análise e mensuração do sistema, análise da capacidade ("capabilidade") do processo, estudos multivariados, planejamento de experimentos (Design of Experiments - DOE).
FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000200014&script=sci_arttext
As Sete Ferramentas da Qualidade fazem parte do sistema geral Seis Sigma:
Folha de Verificação (coleta de dados). Estratificação (separação dos iguais em grupos distintos). Diagrama de Pareto (identificação dos poucos essenciais). Histograma (gráfico de barras para distribuição de freqüências) Diagrama de Causa e Efeito (análise gráfica – Espinha de Peixe ou Gráfico de Ishikawa. Gráfico de Controle (controla os limites das especificações previstas) Diagrama de Dispersão (análise da relação entre duas variáveis) Através do gráfico de controle o profissional pode avaliar se o processo é adequado para a capacidade de produção pretendida no sistema ou se é necessário ajustes (análise de capacidade). Portanto, a resposta da questão é a letra D: Análise de Capacidade.Fonte: Seis Sigma e as 7 ferramentas da Qualidade
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão
O objetivo da Análise de Capacidade é diagnosticar se os processos são capazes de satisfazer os requerimentos dos clientes.
A abordagem Seis Sigma foi idealizada pela Motorola e é, resumidamente, isso:
Todo processo tem uma variação natural, ou seja, todos eles variam pelos mais diversos motivos. Nenhuma máquina dará precisamente a mesma quantidade ou o mesmo resultado cada vez que for usada e, caso dependa do fator humano, aí sim a variação pode aumentar. Essa variação segue uma distribuição normal, com 99,7% da variação dentro de ± 3 desvios-padrão. Esse desvio padrão normalmente é simbolizado pela letra sigma (σ).
Uma distribuição normal:
Ou seja, todo processo segue uma variação que se assemelha a uma distribuição normal.
O que a Motorola viu é que, quando maior esse desvio-padrão, quanto maior a variabilidade do processo, mais defeitos saiam no produto. Os dois fatores eram intimamente ligados, número de defeitos nos produtos e a variabilidade do processo.
O que a Motorola decidiu fazer foi estreitar a tolerância nos processos de modo que a variabilidade natural dele (± 3σ) ficaria no meio das faixas de especificação de uma distribuição normal. Assim, na verdade os 3σ de uma normal virariam 6σ e a variação de 3σ ficaria no meio… fica melhor de entender na figura abaixo:
Note que no 6σ o que a empresa fez foi trazer o processo de variação natural para o meio do que é normalmente, para isso precisa-se que o precesso seja muito “capaz” (em termos de capabilidade). Como se diminuiu o σ, a distribuição normal fica como 6σ e o índice de variação do processo como ±3σ.
O que precisa ser analisado, a ferramente que precisa ser utilizada é a análise da capacidade do processo.
RESPOSTA LETRA D
http://admcomentada.com.br/producao/2253/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo