Assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Ao analisarmos a questão sobre Direito Administrativo, observamos as seguintes interpretações para cada alternativa proposta:
Alternativa A está incorreta porque a reversão é o processo de devolução dos bens ao poder concedente após o término da concessão, e não à concessionária.
Alternativa B também está incorreta, uma vez que a concessão de serviço público é um contrato administrativo em que a execução do serviço é transferida à entidade privada ou outra pessoa jurídica, a qual assume os riscos do negócio, não sendo um ato administrativo.
Alternativa C está incorreta porque, apesar da Lei nº 8.666/93 exigir licitação para a doação de bens públicos, a Administração Pública pode anular seus atos ilegais, assegurando-se o devido processo legal, mesmo que prejudique o donatário.
Alternativa D está correta e é o gabarito da questão. Ela indica que a ocupação precária de bens públicos, como o uso do espaço por vendedores ambulantes, não cria um direito adquirido, permitindo à Administração Pública reverter tal ocupação seguindo os princípios da legalidade e da razoabilidade.
Portanto, a resposta correta e o gabarito da questão é a Alternativa D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
A ocupação precária de logradouros públicos como se verifica, por exemplo, com os vendedores ambulantes instalados ao longo do passeio público, não tem o condão de gerar direito adquirido, submetendo-se o ocupante ao arbítrio da Administração.
A) A reversão é o retorno ao poder concedente dos bens transferidos ao concessionário (uma empresa concessionária de luz não vai retirar seus postes ao final do serviço). Ela pode ser indenizada ou amortizada.
B) A concessão de serviço público é a delegação da prestação do serviço público, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo.
C) Poder de autotutela, ou seja, pode sim anular seus atos quando eivados de ilegalidade ou revogar quando não for mais conveniente.
D) Gabarito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo