Filtros rápidos na ETA (Estação de Tratamento de Água) são ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2134651 Engenharia Civil
Filtros rápidos na ETA (Estação de Tratamento de Água) são unidades destinadas a remover partículas em suspensão, em caso de a água a tratar ser submetida a processo de coagulação, seguido ou não de decantação, ou quando comprovado que as partículas capazes de provocar turbidez indesejada possam ser removidas pelo filtro, sem necessidade de coagulação. A água de lavagem pode provir de reservatório elevado situado em cota suficiente para garantir a lavagem em contracorrente, assim, dentre outros, a vazão do sistema de recalque de água para o reservatório deve ser capaz de enchê-lo em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Estação de Tratamento de Água (ETA) é a instalação onde a água captada dos mananciais passa por processos físico-químicos para atender aos padrões de potabilidade. Os processos convencionais de tratamento são:

 

- coagulação, que ocorre na etapa de mistura rápida pela adição de um agente coagulante, geralmente em uma calha Parshall;

 - floculação química, que ocorre na etapa de mistura lenta, em floculadores hidráulicos ou mecânicos;

- decantação, que ocorre nos decantadores;

- filtração, que ocorre nos filtros, geralmente do tipo leito; e

- desinfecção química, geralmente pela adição de cloro.

 

A NBR 12216 (ABNT, 1992) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto de estação de tratamento de água (ETA) para abastecimento público. Acerca da situação citada pelo enunciado, em sua seção 5.12.10, a NBR 12216 (ABNT, 1992) estabelece que:

 

"5.12.10 A água de lavagem pode provir de reservatório elevado situado em cota suficiente para garantir a lavagem em contracorrente.

 

5.12.10.1 O enchimento do reservatório elevado deve ser feito automaticamente, por meio de bombas ou derivações de linha de recalque. Em qualquer dos casos deve existir, instalada, uma bomba de reserva.

 

5.12.10.2 A vazão do sistema de recalque de água para o reservatório deve ser capaz de enchê-lo em 60 min.

 

5.12.10.3 Em caso de bombas de recalque afogadas, a canalização de água para o reservatório elevado pode ser conectada diretamente à linha que distribui água de lavagem para os filtros. Em caso de bombas não-afogadas, a canalização deve ser conectada diretamente ao reservatório elevado, de forma a impedir que a água de recarga atinja diretamente a saída e facilitar o escape de ar porventura aspirado pelas bombas.

 

5.12.10.4 A saída de água de lavagem deve ser feita através de dispositivo capaz de evitar a formação de vórtice ao nível mínimo do reservatório."

 

Portanto, de acordo com o item 5.12.10.2 da NBR 12216 (ABNT, 1992), citado acima, a vazão do sistema de recalque de água para o reservatório deve ser capaz de enchê-lo em 60 minutos, isto é, em 1 hora. Logo, a alternativa A está correta.

 

Gabarito do professor: letra A.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12216: Projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1992.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E NÃO INSTALAÇÕES PREDIAIS!

____________________________________

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

@ocivilengenheiro

NBR 12216/1992

5.12.10 A água de lavagem pode provir de reservatórioelevado situado em cota suficiente para garantir a lavagemem contracorrente.

5.12.10.1 O enchimento do reservatório elevado deve serfeito automaticamente, por meio de bombas ou derivaçõesde linha de recalque. Em qualquer dos casos deve existir,instalada, uma bomba de reserva.

5.12.10.2 A vazão do sistema de recalque de água para oreservatório deve ser capaz de enchê-lo em 60 min.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo