Dentro das reflexões propostas por Zabala, analise as asser...
Dentro das reflexões propostas por Zabala, analise as asserções posteriores e marque a alternativa correspondente.
I - A maneira de configurar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa. Desde o modelo mais tradicional de “aula magistral” (com a sequência: exposição, estudos sobre apontamentos ou manual, prova, qualificação) até o método de “projetos de trabalho global” (escolha do tema, planejamento, pesquisa e processamento da informação, índice, dossiê de síntese, avaliação), é possível observar que todos têm como elementos identificadores as atividades que os compõem, mas que adquirem personalidade diferencial segundo o modo como se organizam e articulam em sequências ordenadas.
II - Se realizamos uma análise destas sequências buscando os elementos que as compõem, nos daremos conta de que são um conjunto de atividades desordenadas, desestruturadas e desarticuladas e totalmente desconhecidas por professores e alunos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê.
Tema central da questão: Esta questão aborda a organização das sequências de atividades na prática educativa, conforme as reflexões de Zabala. Ele destaca que a forma como essas atividades são configuradas determina as características diferenciadas da prática educativa.
Justificativa da alternativa correta: A asserção I é verdadeira porque descreve corretamente como as sequências de atividades podem variar desde o modelo tradicional de "aula magistral" até métodos mais inovadores como "projetos de trabalho global". Neste sentido, é evidente que a maneira como essas atividades são organizadas confere particularidade à prática educativa. Portanto, a afirmação de que são as atividades e sua organização que definem o caráter diferencial da prática é verdadeira.
A asserção II é falsa porque sugere que as sequências são desordenadas e desconhecidas por professores e alunos, o que contradiz a ideia central do ensino planejado e estruturado discutida por Zabala. Ele defende que, mesmo em métodos inovadores, há uma estrutura e um conhecimento prévio das atividades por parte dos educadores e alunos.
Motivo das alternativas incorretas:
- A - A asserção I não é falsa. Ela corretamente descreve a importância da organização das sequências de atividades na prática educativa.
- C - As duas asserções não podem ser verdadeiras simultaneamente, pois a II contradiz a ideia central da I, que valoriza a organização e o conhecimento das atividades.
- D - Assim como na alternativa C, ambas não podem ser verdadeiras; além disso, a II não complementa a I.
- E - As duas asserções não são falsas, já que a I é uma proposição verdadeira.
Com essas explicações, fica claro que a organização eficiente das atividades é crucial para uma prática educativa diferenciada e estruturada, conforme as teorias educacionais discutidas por Zabala.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo