Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1068914 Direito Administrativo

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


É inaceitável que o Estado possua poderes administrativos como prerrogativas de direito público, sendo correto que as prerrogativas do Estado sejam de direito privado para que não ocorra desigualdade entre os cidadãos e o poder estatal.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata sobre o conceito de poder administrativo.

Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, os poderes administrativos são prerrogativas concedidas pelo ordenamento jurídico à Administração Pública para que ela busque desempenhar suas atividades visando o interesse público. É justamente a supremacia do interesse público sobre o privado que faz com que o Estado tenha prerrogativas que lhe colocam em posição privilegiada perante os particulares.

Logo, a assertiva está errada. Na verdade, é aceitável que o Estado possua poderes administrativos como prerrogativas de direito público. Essa desigualdade em relação aos particulares é estrutural para que o poder público possa desempenhar sua função de buscar o interesse público.

Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.

GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO

Para o adequado cumprimento de suas atribuições constitucionais, a legislação confere à Administração Pública competências especiais. Sendo prerrogativas relacionadas com obrigações, as competências administrativas constituem verdadeiros poderes-deveres instrumentais para a defesa do interesse público.

FONTE:  Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.  

Oi, pessoal. Gabarito: "Errado".

O Prof. José dos Santos Carvalho Filho (apud ALEXANDRINO, 2017, p. 271) conceitua os poderes administrativos como "o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins".

Fonte: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.

Que pergunta mais TOSCA.

QUE QUESTÃO É ESSA?

TÁ NA CARA QUE É ERRADO.

ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo