De acordo com os princípios fundamentais do Código de ética...
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão. Avalie as afirmativas acima e assinale a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - Todas as afirmativas são corretas.
O tema da questão aborda os princípios fundamentais do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Esse código, elaborado em 2005, estabelece diretrizes éticas e de conduta para os profissionais da Psicologia no Brasil. Entender esses princípios é essencial para qualquer psicólogo, pois eles guiam a prática profissional em contextos diversos, garantindo o respeito aos direitos humanos e a promoção do bem-estar social.
Vamos analisar cada afirmativa:
I. O psicólogo deve basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano, alinhando-se aos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este é um princípio básico e essencial na prática da psicologia, garantindo que o profissional reconheça e valorize os direitos fundamentais de todos os indivíduos.
II. A responsabilidade do psicólogo em promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e coletividades é clara, além de sua contribuição para eliminar qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Este ponto reforça o compromisso com a justiça social e a proteção do bem-estar.
III. O psicólogo deve atuar com responsabilidade social, analisando criticamente a realidade política, econômica, social e cultural. Isso destaca a importância de uma prática profissional reflexiva e informada, que considere o contexto mais amplo em que o indivíduo está inserido.
IV. O contínuo aprimoramento profissional e a contribuição para o desenvolvimento da psicologia como ciência são responsabilidades do psicólogo. Este princípio enfatiza a necessidade de atualização constante e a valorização da psicologia como campo de conhecimento.
V. Contribuir para a universalização do acesso às informações e conhecimentos da ciência psicológica é também papel do psicólogo. Isso inclui garantir que a população tenha acesso aos serviços e padrões éticos da profissão, promovendo uma prática mais inclusiva e acessível.
A alternativa A é correta pois todas as afirmativas refletem os princípios fundamentais mencionados no Código de Ética do CFP. As alternativas B, C, e D são incorretas porque excluem uma ou mais afirmativas que, de fato, são corretas e fundamentadas no código.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2005
Todas as assertivas estão em consonância com o referido código de ética profissional, vejamos:
Princípios fundamentais:
- I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão;
- III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural;
- IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática;
- V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão;
- VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada;
- VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
Gabarito: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo