As teorias clássicas da administração avançaram no entendime...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - certo
A questão aborda a evolução das teorias de liderança no campo da administração, destacando como as teorias clássicas da administração evoluíram para entender a liderança de maneira mais complexa.
As teorias clássicas da administração, como as propostas por autores como Henri Fayol e Frederick Taylor, focavam principalmente em aspectos estruturais e operacionais das organizações. Essas teorias foram fundamentais para estabelecer a base da administração, mas tinham uma visão limitada e simplista em relação à liderança.
Com o tempo, notou-se que a liderança é um fenômeno mais complexo, que não pode ser compreendido apenas por regras rígidas e estrutura hierárquica. Isso levou ao desenvolvimento de abordagens mais modernas e pragmáticas, como:
- Substitutos de Liderança: Esta abordagem sugere que, em algumas situações, certos fatores podem substituir a necessidade de um líder tradicional, como uma equipe altamente motivada ou tarefas altamente estruturadas.
- Teoria da Liderança Transformacional: Foca em líderes que motivam e inspiram os seguidores a alcançar resultados extraordinários, transformando suas próprias atitudes e comportamentos.
- Teoria da Liderança Carismática: Enfatiza líderes que possuem um carisma natural e a capacidade de influenciar os seguidores por meio de sua personalidade e paixão, criando um forte vínculo emocional.
Essas teorias modernas fornecem uma visão mais prática e aplicável da liderança, reconhecendo a diversidade e complexidade das situações nas quais as organizações operam.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa está correta porque identifica com precisão a transição do entendimento da liderança das teorias clássicas, que tinham uma abordagem mais limitada e rígida, para teorias mais modernas, que reconhecem a complexidade e oferecem uma visão mais pragmática e aplicável da liderança, como os substitutos de liderança, a liderança transformacional e a liderança carismática.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Liderança Carismática: possui inspiração divina, baseado na confiança nos seguidores e simila-ridade de crenças, com aceitação incondicional dos líderes, obediência espontânea.
Liderança Transformacional: situação em que líderes e seguidores elevam um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação, ativando a busca da autorrealização e aumentando o grau de envolvimento. Desperta mudanças e os valores são compartilhados no contexto da cultura da empresa.
Pessoal alguém sabe o que é "substitutos de liderança¨"?
CERTO
"Substitutos de liderança" grosso modo, no meu entendimento e pela questão (e foi isso que me fez marcar certa) seria os novos modelos de liderança com um olhar voltado mais para as características dos liderados, dando a eles, digamos mais "liberdade", para que os mesmos contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização”, como descreve Chiavenato. Liderança Carismática e Liderança Transformacional vai por esse estilo.
As teorias sobre liderança ganharam diversos desdobramentos, entre teorias complexas e outras mais simples ou mesmo menos abrangentes. A assertiva cita, a título de exemplo, três das teorias que podem ser observadas na prática:
(1) Os substitutos de liderança. Robbins cita que nem sempre a liderança vai ser importante e que há variáveis que podem funcionar como substituta ou mesmo neutralizadora da liderança. No caso da assertiva, ela refere-se aos substitutos de liderança (substitutes for leadership). Para eles, Robbins cita que "não apenas tornam a influência do líder impossível, como também desnecessária". O autor dá um exemplo de que empresas com metas formais, procedimentos rígidos e grupos de trabalhos coesos podem substituir a necessidade de haver uma liderança formal. Caso você queira resolver outra questão com esse assunto ( Q623934)
(2) Teoria da liderança transformacional e (3) a teoria da liderança carismática: São teorias neocarismáticas, emergentes ou "novas abordagens de liderança". De acordo com Chiavenato (2014) e Ribas (2016):
"(...) a liderança transformadora (que envolve líderes preocupados em criar uma visão e que conseguem levar as pessoas em direção a essa visão). A liderança transformadora requer líderes visionários e conduz à mudança". É uma liderança renovadora! (Pág. 350)
A teoria da liderança carismática refere-se às atribuições heroicas e extraordinários que os liderados são capazes de visualizar na figura do líder através de: elabora uma visão atrativa + comunicação das expectativas ao liderados + dar exemplos + mostra coragem e convicção. (Ribas, 2016).
Fontes:
CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9ed. Manole. 2014 (página 10 a 13)
ROBBINS, Stephen. "Comportamento Organizacional". 11 ed. Pearson. 2005. (página 294)
RIBAS, A; SALIM. R C. "Gestão de Pessoas para concursos". 4ed. Alumnus. 2016 (Pág. 284)
GABARITO: CERTO.
As teorias clássicas permitiram avançar no entendimento dessa importante dimensão da administração, que é a liderança. No entanto, apresentam uma visão complexa e de difícil aplicação na prática. Isso tem levado ao desenvolvimento de um conjunto de abordagens que partilha uma visão mais pragmática desse fenômeno. Esses novos desenvolvimentos incluem os substitutos de liderança, a teoria da liderança transformacional e a teoria da liderança carismática.
A banca deu um CTRL + C + V da questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo