Um motorista empregado, após acumular mais de 20 pontos na C...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1051649 Direito do Trabalho
Um motorista empregado, após acumular mais de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação por infrações de trânsito, ficou impedido de dirigir o veículo do empregador, para o que fora contratado. Nesse caso, de acordo com o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder a presente questão, são necessários conhecimentos sobre a Lei nº 13.467/2017, denominada Reforma Trabalhista, que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especialmente no art. 482.


A) Não há previsão legislativa de extinção automática do contrato de trabalho, podendo o empregador realocar o empregado em outra função se assim quiser, todavia, também é facultado ao empregador a dispensa por justa causa do empregado se verificado dolo.


B) Consoante o art. 482, alínea m da CLT, o empregador poderá dispensá-lo por justa causa se verificado dolo do trabalhador.


C) Somente se verificada conduta dolosa do empregado, e não a culpa, conforme art. 482, alínea m da CLT.


D) Inteligência do art. 482, alínea m da CLT, constitui justa causa pelo empregador ao empregado a perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado.


E) Nos termos do art. 482, alínea m da CLT, o empregador poderá dispensá-lo por justa causa se verificado dolo do trabalhador.


Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. D

CLT

Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

(...)

m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado.  

GABARITO : D

É nova hipótese de justa causa, acrescida ao art. 482 da CLT pela Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista).

CLT. Art. 482. Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: (...) m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado. (Incluído pela Lei 13.467/2017)

Note-se, porém, que em vista da exegese restritiva do preceito, há doutrina autorizada que sustente que a hipótese do enunciado não justificaria a dispensa por justa causa:

☐ "4. Diante do caráter punitivo da justa causa, impõe-se interpretação restritiva, em qualquer hipótese, de forma que a mera suspensão temporária da carteira de habilitação – por exemplo, quando o motorista atinge 20 pontos e necessita fazer curso e prova de requalificação – não deve ser interpretada como justa causa. Não existe o conceito de justa causa momentânea. 5. Outros exemplos de perda de habilitação da profissão tendem a ser mais flagrantes, como a cassação do registro no órgão de classe – Ordem dos Advogados, Conselho de Fiscalização etc. –, a anulação de diploma de ensino superior por fraude no bacharelado ou, ainda, a perda da autorização para condução de aeronaves e veículos náuticos" (Homero, Comentários à Reforma Trabalhista, São Paulo, RT, 2017, p. 95).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo