Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, em audiênc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1051652 Direito Processual do Trabalho
Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, em audiência, faculta-se ao empregador fazer-se substituir
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Após a Reforma Trabalhista (que entrou em vigor em 2017), o preposto não precisa mais necessariamente ser empregado da empresa reclamada.

No entanto, quanto ao advogado, há vedação expressa de que este atue, simultaneamente, como patrono da causa e preposto, conforme o art. 23, do Código de Ética e Disciplina dos Advogados, segundo o qual: ”É defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente.”

E, no mesmo sentido, o entendimento do TST, que, nos termos da Instrução Normativa 41, veda, no § 3º do art. 12, a cumulação das condições de advogado e preposto, citando, como base para a vedação, o § 3º do art. 843 e o § 5º do art. 844 da CLT.

Qual é o erro da letra "d"?

Tarcisio Maia, a letra d esta errada pela expressão cujas declarações obrigarão o proponente.

Lembrete: preposto não tem condenação de falso testemunho, entretanto é condenado como litigante de má-fé, e gerente NÃO pode depor na condição de testemunha nem mesmo como informante.Processo RR-468-98.2010.5.04.0026

fonte: consultor juridico

Parece que a alternativa D mistura, porque se eles não tiverem conhecimento dos fatos serão confessos. Logo, o fato de terem conhecimento não é condição para que estejam obrigados pelo que disserem em depoimento.

Art. 843 CLT - Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatórias Plúrimas ou Ações de Cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria.        

        

§ 1º É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.

Ao meu ver, o erro da Letra D é o condicional "se" tiver conhecimento dos fatos, uma vez que da leitura do dispositivo acima transcrito, o conhecimento do fato pelo preposto ou gerente é obrigatório.

GAB: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo