Analise as informações a seguir: I. O conhecimento, segundo ...
I. O conhecimento, segundo Skinner, é alcançado passo a passo no percurso dos estágios universais, pré-determinados pelo desenvolvimento biológico.
II. A inteligência articula sexualidade e conhecimento. A força sexual inconsciente, desviada do objeto original, aciona a atividade intelectual, segundo Henry Wallon.
III. A busca pelo conhecimento surge sempre e primeiro no contato com outras pessoas e posteriormente é internalizado. O conhecimento, então, possui uma função psicológica especificamente humana, segundo Vygotsky.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Apenas uma afirmativa está correta.
Vamos analisar cada afirmativa para compreender o motivo pelo qual a alternativa C é a correta:
Informação I: Esta informação atribui a Skinner a ideia de que o conhecimento é alcançado por meio de estágios universais pré-determinados pelo desenvolvimento biológico. No entanto, essa é uma descrição dos princípios de Jean Piaget, não de Skinner. B.F. Skinner é um behaviorista que acredita que o conhecimento é adquirido através do reforço de comportamentos por meio de um processo chamado condicionamento operante. Portanto, essa afirmativa está incorreta.
Informação II: Esta informação relaciona inteligência, sexualidade e conhecimento com as ideias de Henry Wallon. É verdade que Wallon via a motricidade, a emoção e a cognição como aspectos inter-relacionados do desenvolvimento humano, mas a afirmação de que ele explicitamente liga a força sexual inconsciente à atividade intelectual é imprecisa. A teoria da sexualidade como motor do desenvolvimento intelectual é mais associada a Sigmund Freud. Assim, essa afirmativa também está incorreta.
Informação III: Esta é a única afirmação correta. Reflete corretamente a visão de Vygotsky, que enfatizou o papel das interações sociais no desenvolvimento cognitivo. Segundo Vygotsky, a aprendizagem acontece primeiro num nível social (interpsicológico) e depois é internalizada pelo indivíduo (intrapsicológico). O conhecimento, dessa forma, é visto como uma construção social antes de se tornar uma habilidade ou compreensão individual. Essa afirmativa está correta.
Portanto, ao examinar cada uma das afirmações, vemos que apenas a terceira é verdadeira em relação ao teórico mencionado, confirmando a alternativa C como a resposta correta para a questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É alcançado passo a passo no percurso dos estágios universais, pré-determinados pelo desenvolvimento biológico. (Piaget)
Articula sexualidade e conhecimento. Força sexual inconsciente, desviada do objeto original, aciona a atividade intelectual. (Freud)
Para Vygotsky a aprendizagem é um processo interno/biológico e ativo do sujeito, mas também interpessoal/externo. Não é só externo, é interno e externo, porém, ele se propõe a estudar, ele se preocupa mais externo isso não quer dize que ele não considere o interno. Inclusive, para ele, o aprendizado ocorre primeiro em nível individual e depois é internalizado por meio da interação com outros e com o ambiente.
Informação I: "O conhecimento, segundo Skinner, é alcançado passo a passo no percurso dos estágios universais, pré-determinados pelo desenvolvimento biológico."
- Análise: Esta afirmação está incorreta. B.F. Skinner não defendia a ideia de estágios universais pré-determinados pelo desenvolvimento biológico. Ele era um behaviorista radical que enfatizava o papel do ambiente (condicionamento operante) na formação do comportamento, incluindo o aprendizado e a aquisição de conhecimento. Skinner não adotava uma abordagem que incluía estágios universais como proposto por teorias como a de Jean Piaget.
Informação II: "A inteligência articula sexualidade e conhecimento. A força sexual inconsciente, desviada do objeto original, aciona a atividade intelectual, segundo Henry Wallon."
- Análise: Esta afirmação está incorreta. Henry Wallon foi um psicólogo francês conhecido por suas teorias sobre o desenvolvimento infantil, mas ele não associava diretamente a inteligência à sexualidade da forma como descrito na afirmação. Wallon considerava a importância do afeto, da emoção e das relações sociais no desenvolvimento da criança, mas não formulou uma teoria que conectasse a força sexual inconsciente ao acionamento da atividade intelectual dessa maneira específica.
Informação III: "A busca pelo conhecimento surge sempre e primeiro no contato com outras pessoas e posteriormente é internalizado. O conhecimento, então, possui uma função psicológica especificamente humana, segundo Vygotsky."
- Análise: Esta afirmação está correta. Lev Vygotsky, psicólogo russo da psicologia histórico-cultural, enfatizou a importância das interações sociais e da mediação cultural no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado. Ele argumentava que o conhecimento é construído socialmente, através das interações com outras pessoas (a zona de desenvolvimento proximal), e posteriormente internalizado pelo indivíduo. Vygotsky destacou que essa internalização do conhecimento é uma função psicológica especificamente humana, característica da capacidade de aprendizado e desenvolvimento cultural dos seres humanos.
- Informação I: Incorreta. Não reflete a perspectiva de Skinner sobre o conhecimento.
- Informação II: Incorreta. Não reflete a perspectiva de Wallon sobre a inteligência e a sexualidade.
- Informação III: Correta. Reflete corretamente a perspectiva de Vygotsky sobre o desenvolvimento do conhecimento e sua internalização através das interações sociais.
Fonte: chat gpt
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo