Para o projeto das fundações, o fator de segurança global m...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda.
Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.
Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda cita-se as estacas.
A NBR 6122 (ABNT, 2019) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações. Em sua Tabela 1, ela estabelece que fatores de segurança para o dimensionamento de fundações superficiais. Tal Tabela está adaptada e reproduzida no Quadro 1 abaixo.
Quadro 1: Fundações rasas – Fatores de segurança para solicitações de compressão.
Métodos
para determinação da resistência última |
Fator de
segurança global FSg |
Semiempíricos
a |
Valores
propostos no próprio processo e no mínimo 3,00 |
Analíticos b |
3,00 |
Semiempíricos
a ou analíticos b acrescidos de duas ou mais provas de
carga, necessariamente executadas na fase de projeto |
2,00 |
a Atendendo ao domínio de validade para o terreno local. b Sem aplicação de coeficientes de ponderação aos parâmetros de resistência do terreno. |
Fonte: Adaptado de NBR 6122 (ABNT, 2019).
Portanto, o fator de segurança global mínimo no cálculo da capacidade de carga de fundações superficiais, na compressão, pelo método semiempírico para determinação da resistência última, é 3,0. Logo, a alternativa E está correta.
Gabarito do professor: letra E.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBR 6122
5.5 Cálculo empregando-se fator de segurança global
5.5.1 Carga admissível em relação à resistência última
As cargas admissíveis em elementos de fundação são obtidas pela aplicação de fatores de segurança, conforme a Tabela 1, sobre os valores de capacidade de carga obtidos por cálculo ou experimentalmente
Tabela 1 - Fatores de segurança globais mínimos
Capacidade de carga de fundações superficiais - o fator de segurança = 3,0 (E)
Deslizamento = 1,5
Tombamento = 2,0
Capacidade de Carga = 3,0
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo