Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (...
Julgue o item, relativos à programação orientada a objetos (POO).
Quanto ao relacionamento entre os objetos, existe uma
premissa básica que diz que os objetos são dependentes
uns dos outros, ou seja, um objeto só pode existir se
houver outro objeto relacionado a ele.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
A afirmação de que os objetos em programação orientada a objetos (POO) são dependentes uns dos outros a ponto de um só poder existir se houver outro objeto relacionado a ele é incorreta. Em POO, os objetos podem existir de forma independente e possuem sua própria identidade, estado e comportamento. Embora os objetos possam e frequentemente se relacionem uns com os outros por meio de associações, composições e heranças, essa relação não é uma condição necessária para a existência de um objeto.
O conceito de independência dos objetos é uma característica importante do paradigma da POO, pois permite que os objetos sejam reutilizados em diferentes partes de um programa ou em programas diferentes sem a necessidade de outros objetos específicos. Contudo, é comum que objetos interajam uns com os outros através de mensagens (chamadas de métodos), formando assim um sistema colaborativo para realizar tarefas mais complexas.
Em resumo, a ideia de autonomia dos objetos reforça um dos princípios de POO: o encapsulamento, que é a capacidade de um objeto ocultar seus dados internos e expor apenas os métodos necessários para a interação com outros objetos, mantendo a integridade e a segurança dos dados internos do objeto.
Portanto, a resposta correta é Errado, pois na programação orientada a objetos é perfeitamente possível e bastante comum que um objeto exista sem depender diretamente de outro objeto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO ERRADO. A questão forçou d+...
Isso seria verdade se tivesse um relacionamento entre uma entidade fraca e uma forte (exemplo no dia a dia: uma conta de banco. Um banco (entidade forte) relaciona com uma agência (entidade fraca). Como existe outros tipos de relacionamentos, a questão está incorreta
Questão colocada totalmente fora de contexto. Super mal feita.
Nem falou sobre Entidade Fraca e forte, senão poderia estar correta.
Gabarito: ERRADO
Julgue o item a seguir, relativos à programação orientada a objetos (POO).
Quanto ao relacionamento entre os objetos, existe uma premissa básica que diz que os objetos são dependentes uns dos outros, ou seja, um objeto só pode existir se houver outro objeto relacionado a ele.
A questão está ERRADA porque não é necessário que um objeto esteja associado a outro para existir. O que um objeto precisa para existir é que ele seja instância de alguma classe. Pense na classe como o modelo, a especificação, o "código de DNA" do objeto, e no objeto como uma instância desta classe, um fruto específico deste modelo representado pela classe, com características específicas próprias que podem mudar de objeto para objeto, ou como um fruto específico daquele "código de DNA". Por exemplo, se nós somos seres humanos, nós podemos ser modelados como instâncias de uma classe chamada SerHumano. Em um raciocínio mais aprofundado, SerHumano pode ser subclasse (submodelo) da classe Animal, mas para a nossa questão, basta que foquemos em SerHumano. Por exemplo, um trecho de código em Java (que é Orientada a Objetos) para a instanciação de um ser humano específico pode ser vista a seguir:
SerHumano daisy = new SerHumano (Gen.FEMALE, '10.04.1992', 'actress');
Observe que o objeto acima não precisa estar associado a outro objeto para existir. Ele pode existir sozinho, logo, novamente, a questão está ERRADA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo