Considere que a viga simplesmente apoiada, confome mostra a...
O esforço cortante no apoio A da viga, em kN, é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente é importante conceituar que o esforço cortante, também chamado de esforço cisalhante, consiste na resultante do esforço com tendência de cisalhar a seção transversal, caracterizado por atuar tangencialmente sobre ela, em um eixo perpendicular ao eixo longitudinal do elemento estrutural.
Visto isso, no problema em questão, o esforço cortante no apoio A é igual à reação de apoio vertical no apoio A (RVA).
Dado que a estrutura está em equilíbrio, o somatório de forças externas na direção vertical e horizontal é igual a zero e o somatório de momentos em relação a um ponto qualquer (considerando o momento interno) e em rotulas e apoios deve ser nulo. Sendo Fx as forças horizontais, Fy as forças verticais e M os momentos, pode-se escrever matematicamente que:
Impondo que o somatório de momentos no apoio B é igual a zero e considerando o momento positivo como aquele que produz giro anti-horário, resulta que:
Vale ressaltar que a terceira parcela do somatório é formada pelo produto entre três termos: a magnitude da carga distribuída variável (2 kN/m); a área triangular da carga distribuída (6m/2); e a distância do apoio B até a resultante da carga distribuída triangular, a qual localiza-se a 1/3 do ângulo reto do triângulo (6m/3).
Portanto, a reação vertical no apoio A e, consequentemente, a cortante, tem magnitude de 6,0 kN. Assim, a alternativa A está correta.
Gabarito do professor: Letra A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fiz o cálculo das resultantes nos apoios à toa hahahah Era só ver que a resultante da carga distribuída é simétrica em relação à carga pontual.
O valor do esforço cortante no apoio A da viga é igual ao valor da reação vertical em A que é calculada fazendo o somatório do momentos no ponto B igual a zero que é:
(6 * 8 + (2 * 6) / 2 * (1 / 3) * 6) / 10 = 6 kN
Carga Distribuída =carga pontual = Área do Triângulo
A=b*h/2= 6*2/2 = 6Kn
A carga Pontual vai ficar localizada a 1/3L da base, a partir do ângulo de 90º, ou seja, a 2m de Vb .
A carga pontual vai ficar localizada= 6m*1/3= 2m de Vb
Note que temos um sistema simétrico. As cargas 6+6=12, para ficar em equilíbrio Va+Vb=12kn
Va=Vb=12/2= 6kn
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo