No tempo em que a escola, mesmo a pública, não era para tod...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1071618 Pedagogia

No tempo em que a escola, mesmo a pública, não era para todos, manter a disciplina, como problema de gestão em sala de aula, talvez não tivesse a dimensão que tem hoje. Rigor, ameaça de expulsão, castigos físicos, cumplicidade da família com as estratégias usadas pelo professor garantiam, talvez de forma mais imediata e eficaz, que os alunos se mantivessem quietos enquanto o professor expunha sua matéria. Hoje, quando a escola fundamental é obrigatória para todas as crianças, manter a classe interessada nas propostas do professor concorre com tudo o que os alunos insistem em fazer.

(Macedo, 2005)


Nesse contexto, o autor faz uma reflexão pedagógica sobre três formas de se considerar a competência: a competência do sujeito em relação

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder essa questão, deve-se indicar a alternativa que apresenta as três formas de se considerar a competência propostas pelo autor Lino de Macedo (2005). 
No texto “Competências e habilidades: Elementos para uma reflexão pedagógica", Lino de Macedo analisa algumas razões para a importância atual dessas noções e oferece elementos para uma reflexão pedagógica sobre o significado de considerarmos a educação na perspectiva desses dois domínios. 
O autor propõe que competência seja entendida de três modos: 
Competência como condição prévia do sujeito, herdada ou adquirida. Ou seja, com relação a si mesmo e, portanto, se realiza em qualquer contexto ou situação. Competência, nesse primeiro sentido, significa, muitas vezes, o que se chama de talento, dom ou extrema facilidade para alguma atividade. Há professores cuja competência para ensinar decorre dessa facilidade. É como se fosse uma condição prévia, herdada ou aprendida. Aprendida porque, uma vez que alguém consegue um diploma ou é declarado formado ou habilitado para certa função é como se, imediatamente, isso se tornasse um patrimônio seu. Essa forma de competência não significa apenas formas de aquisição, mas também pode se referir a uma perda - permanente ou transitória - de competência. 
Competência como condição do objeto, independente do sujeito que o utiliza. Refere-se à competência da máquina ou do objeto. Por exemplo, a competência ou habilidade de um motorista não tem relação direta com a potência de seu automóvel. O mesmo acontece com relação aos computadores e seus usuários. Uma coisa é nossa condição de operar certo programa. Outra é a potência do computador, sua velocidade de processar informações, memória. O autor aponta que é muito comum julgarmos uma criança tomando por base a escola em que estuda. Nesse caso também, trata-se de uma competência do objeto, pois esse é que independente do sujeito, ainda que possa dar uma informação a respeito daquele que o utiliza. O mesmo vale, para o livro que o professor usa em sala de aula, como um dos indicadores da qualidade de seu ensino. 
Competência relacional. É uma forma de competência interdependente, não basta ser muito entendido em uma matéria, não basta possuir objetos potentes e adequados, pois o importante é “como esses fatores interagem". A competência relacional expressa esse jogo de interações. Por exemplo, é comum na escola um professor saber relatar bem um problema que está acontecendo em sala de aula, mas na própria aula não saber resolver situações relacionadas com a indisciplina, espaço ou tempo. Numa partida de futebol, para fazer gol, não basta que o jogador saiba chutar a gol, fazer embaixadas, correr com a bola no pé, é necessário que saiba coordenar tudo isso no momento da partida. Os jogos e a sala de aula são bons exemplos de competência relacional, pois essa forma sempre se expressa em um contexto de interdependência. 
As três formas de competência, na prática, não se anulam necessariamente, pois se referem a dimensões diferentes e complementares de uma mesma realidade. 
Fonte: Macedo, Lino de. Competências e habilidades: Elementos para uma reflexão pedagógica IN: INEP. ENEM: Fundamentação Teórico -Metodológica. Brasília: O Instituto, 2005. Disponível no portal do INEP.
Portanto, a letra E, “a si mesmo, ao objeto e em termos relacionais", é a resposta correta.
Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo