Se ocorre que, por um defeito de um órgão, um homem não susc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315682 Pedagogia
Se ocorre que, por um defeito de um órgão, um homem não suscetível de determinada espécie de sensação, sempre descobrimos que é igualmente incapaz de ter as ideias correspondentes. Um cego não pode ter ideia de cores, nem um surdo de sons. Se restituirmos a cada um deles o sentido que lhe falta, abrindo caminho à entrada dessas sensações, abre-se igualmente caminho às ideias, e ele não terá dificuldade em conceber esses objetos. O mesmo acontece quando o objeto adequado para provocar uma determinada sensação nunca foi aplicado ao órgão correspondente. Um lapão ou um negro não tem nenhuma noção do gosto do vinho. E, embora sejam raros ou inexistentes os casos de uma deficiência desse gênero na mente, casos de pessoas que nunca experimentaram ou que sejam incapazes de experimentar um sentimento ou paixão próprio à sua espécie; apesar disso, encontramos a mesma observação em grau mais atenuado. Um homem de comportamento tímido não pode fazer ideia de um inveterado espírito de vingança ou crueldade, nem um coração egoísta pode facilmente conceber os extremos da amizade e da generosidade. Admite-se facilmente que outros seres possam ser dotados de muitos sentidos que sequer imaginamos, porque as ideias de tais coisas nunca foram introduzidas em nós da única maneira pela qual uma ideia pode ter acesso à mente, isto é, pela sensação efetivamente presente.

(REZENDE, Antônio. Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. 13 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. P. 120.)

Sobre a origem das ideias e da maneira como se apreende o conhecimento, as informações anteriores remetem diretamente ao pensamento: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Empirista.

No trecho apresentado, a referência à importância dos sentidos e das experiências sensíveis para a formação das ideias é uma característica central do empirismo. Esta corrente filosófica sustenta que o conhecimento origina-se na experiência e que o entendimento humano depende dos dados fornecidos pelos sentidos. É por meio da percepção sensorial que formamos nossas ideias sobre o mundo, as quais não poderiam existir sem o contato prévio com o objeto percebido.

Por exemplo, quando se fala sobre um cego por nascença que não pode ter uma ideia de cores ou um surdo de sons, está-se abordando a noção empirista de que o conhecimento é adquirido através das experiências concretas. Se essas experiências sensoriais são ausentes, as ideias correspondentes a elas também não se formarão na mente da pessoa. O empirismo é oposto ao racionalismo, que defende que a razão é a principal fonte do conhecimento humano e que muitas ideias são inatas ou podem ser alcançadas independentemente da experiência sensível.

O filósofo John Locke, um importante representante do empirismo, defendeu a ideia de que a mente humana é uma tabula rasa, ou seja, uma "tábua rasa" que é preenchida com a experiência. Essa experiência é que proporciona o material para o conhecimento. A menção de que um lapão ou um negro não tem nenhuma noção do gosto do vinho, ou que uma pessoa tímida não pode fazer ideia de um espírito de vingança ou crueldade, ilustra a ideia de que sem experiências particulares, certas ideias ou conhecimentos não podem ser formados.

Assim, a alternativa correta (A) refere-se ao empirismo porque descreve um ponto de vista que atribui aos sentidos e às experiências a fonte principal do conhecimento humano, o que está de acordo com os princípios dessa corrente filosófica.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na leitura do texto verificamos que o autor enfatiza a importância da sensação e da experiência sensorial na formação das ideias e do conhecimento. O empirismo é uma corrente filosófica que defende que todo o conhecimento humano deriva da experiência sensorial, ou seja, das sensações que recebemos do mundo exterior através dos nossos sentidos. De acordo com o texto, a incapacidade de experimentar determinadas sensações resulta na impossibilidade de ter ideias correspondentes a essas sensações. Além disso, o texto destaca que a introdução das sensações adequadas permite a formação das ideias correspondentes. Isso está em linha com a perspectiva empirista, que valoriza a experiência sensorial como fonte primária do conhecimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo