Acerca da negociação no contexto organizacional e das config...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C. Para entendermos o motivo, vamos mergulhar um pouco na teoria das relações industriais e nos modelos de negociação no contexto organizacional. Existem três enquadramentos principais para descrever as relações dentro de uma organização: unitário, pluralista e radical/coercitivo.
No modelo unitário, a organização é vista como uma equipe com um único propósito e liderança compartilhada. Existe uma forte ênfase na lealdade à empresa e na conformidade com os valores e objetivos organizacionais. Conflitos são vistos como disfuncionais e resultantes de falhas de comunicação ou entendimento.
O modelo pluralista, por outro lado, reconhece a legitimidade de interesses e objetivos diversificados dentro da organização. Entende-se que diferentes grupos (por exemplo, gerência e sindicatos) têm seus próprios interesses legítimos, e que o conflito é uma parte natural e inevitável da vida organizacional. A negociação e o compromisso são vistos como meios essenciais para alcançar um equilíbrio entre esses interesses diversos.
No modelo radical ou coercitivo, a organização é vista como uma arena de luta de poder, onde o conflito entre capital e trabalho é visto como uma manifestação da luta de classes. O conflito não é apenas visto como inevitável, mas também como um sintoma da estrutura da sociedade capitalista.
Agora, voltando à alternativa correta, C: "O poder tende a ser substituído ou dissimulado por conceitos de autoridade, de controle e de liderança em um contexto assinalado como unitário." Este é um ponto-chave do modelo unitário, no qual a harmonia é enfatizada e as relações de poder são muitas vezes disfarçadas sob a ideia de liderança e autoridade consensuais. A organização é apresentada como uma comunidade com uma missão comum, e o poder é exercido de uma maneira que é, idealmente, percebida como legítima e aceita pelos membros da organização.
As outras alternativas são incorretas porque misturam conceitos ou fornecem interpretações que não estão alinhadas com as características de cada abordagem. Por exemplo, a alternativa A é incorreta porque, na perspectiva pluralista, é reconhecido que os interesses individuais ou coletivos podem divergir dos objetivos organizacionais. A alternativa B também falha ao caracterizar o modelo radical/coercitivo, pois neste modelo o conflito é uma manifestação esperada e endêmica, não uma "enfermidade" rara. A alternativa D é errônea ao sugerir que os conflitos devem ser reprimidos na visão pluralista, quando na verdade se busca o seu gerenciamento através do diálogo e da negociação. Por fim, a alternativa E descreve incorretamente a configuração unitária, que é baseada na suposição de que existe uma harmonia fundamental entre os interesses individuais e coletivos e os da organização.
Compreender esses modelos é fundamental para qualquer um que esteja estudando para concursos na área de gestão, pois eles oferecem uma forma de interpretar as dinâmicas de poder e negociação dentro de qualquer tipo de organização.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA D ESTÁ ERRADA PQ: Caráter pluralista: a organização é considerada como subgrupos que competem, tendo lealdade, metas e líderes próprios. Esses subgrupos certamente entraram em conflito. Na perspectiva pluralista, o conflito é aceito e até fomentado, em parte, pela própria estrutura organizacional. O conflito pode ser um agente para evolução, para mudanças internas e externas. (LIVRO GP ANDREIA RIBAS)
Ainda não entendi, mais alguém poderia explicar?
https://books.google.com.br/books?id=c76EwGQCIywC&pg=PT25&lpg=PT25&dq=poder+unit%C3%A1rio,+pluralista+e+coercitivo&source=bl&ots=dnMlwjYiyW&sig=ACfU3U0SXENjb2XE2ehAwxVPMjFrGX_etg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiHwu7x__vlAhUrHLkGHXCKBTMQ6AEwBHoECAoQAQ#v=onepage&q=poder%20unit%C3%A1rio%2C%20pluralista%20e%20coercitivo&f=false
Encontrei sobre o assunto nesse site.
Resposta: C
O poder tende a ser substituído ou dissimulado por conceitos de autoridade, de controle e de liderança em um contexto assinalado como unitário.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo