Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre...
I. “A utilização das palavras ‘signo’ e ‘símbolo’ é indiscriminada, tanto na linguagem coloquial quanto na científica. [...] O signo é interpretado a partir da objetividade e o símbolo a partir da subjetividade, que não é arbitrariedade. Entendemos por signo o nexo ou união entre um significante e um significado. No campo da linguística, o som ‘m-e-s-a’ leva-nos ao conceito de mesa. Assim, toda a coisa que nos leve ao conhecimento de outra é signo, por exemplo: os sinais de trânsito, a linguagem, as cores da liturgia etc.; mas há que ter em conta que, para quem não conhece a relação existente entre significante e significado, não existe signo. Assim, para quem não conhece o significado das palavras, não existem signos linguísticos. Isto supõe que o signo se apoia num código de normas que relacionam os significantes com os significados, e que, portanto, o mundo dos signos é o mundo dos conceitos, dos significados, expressos segundo as normas nos significantes.”
(BORAU, José Luis Vazquez. O fenômeno religioso. V4. Lisboa: Paulus, 2008. p 10-11.)
PORQUE
II. “Se excetuarmos as atividades culturais ligadas diretamente à sobrevivência do indivíduo e da espécie, podemos dizer que a religião é a atividade cultural mais antiga e que existe em todas as culturas. Por quê? Porque descobrimos que somos humanos quando temos a experiência de que somos conscientes das coisas, dos outros e de nós mesmos. Se a consciência é a descoberta de nossa humanidade, se a descobrimos porque nos diferenciamos dos outros seres da natureza, graças à linguagem e ao trabalho, podemos atribuir ao fato de sermos dotados de consciência à condição e à causa primordial do surgimento da religiosidade.”
(CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. Volume único. São Paulo: Ática, 2010. P. 230.)
Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D: As duas afirmativas são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Vamos entender o porquê desta resposta ser a correta e as outras não.
Primeiro, é importante compreender o contexto de cada afirmativa separadamente:
I. A primeira afirmativa fala sobre a diferença entre signo e símbolo. O signo é definido como um nexo ou união entre um significante e um significado, e depende de um código de normas que relacionam esses dois elementos. O exemplo dado é a palavra "mesa", que tem uma representação física e um conceito associado. Assim, os signos são objetivos e estão ligados a um sistema de normas e conceitos.
II. A segunda afirmativa discute a universalidade e a antiguidade da religião como uma atividade cultural que surge da consciência humana. Ela enfatiza que a consciência de nós mesmos e do mundo ao nosso redor, mediada pela linguagem e pelo trabalho, é a base para o surgimento da religiosidade. Portanto, a religião é entendida como uma expressão fundamental da condição humana consciente.
Agora, vamos analisar as alternativas:
Alternativa A: "A afirmativa I é falsa; a II é verdadeira."
Esta alternativa está incorreta porque a afirmativa I não é falsa. A definição e explicação sobre signos e símbolos é correta conforme a teoria linguística.
Alternativa B: "A afirmativa I é verdadeira; a II é falsa."
Esta alternativa também está incorreta. A afirmativa II é verdadeira porque a discussão sobre a religião ser uma atividade cultural fundamental está alinhada com estudos filosóficos e antropológicos.
Alternativa C: "As duas afirmativas são verdadeiras; a II é uma justificativa da I."
Embora as duas afirmativas sejam verdadeiras, a afirmativa II não justifica a afirmativa I. Elas tratam de temas diferentes: a primeira é sobre semiótica (signos e símbolos), enquanto a segunda é sobre a origem da religiosidade.
Alternativa D: "As duas afirmativas são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I."
Esta é a alternativa correta. Como vimos, ambas afirmativas são verdadeiras, mas tratam de temas distintos e independentes. A afirmativa II não justifica ou explica a afirmativa I.
Em resumo, para responder corretamente a esta questão, é necessário entender os conceitos de signos e símbolos (semiótica) e a relação entre consciência e religiosidade, além de avaliar se uma afirmativa pode ou não justificar a outra. A alternativa D é correta porque reconhece a veracidade de ambas as afirmativas sem estabelecer uma relação justificativa incorreta entre elas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo