Considerando que Reinaldo foi nomeado para o cargo de defen...
Considerando que Reinaldo foi nomeado para o cargo de defensor público do estado do Amazonas, julgue o item subseqüente.
O ato de nomeação de Reinaldo não é vinculado, mas
discricionário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - CERTO
Desta feita, percebe-se que o entendimento atual é de que o ato da Administração de nomeação do aprovado em concurso público, durante o prazo de validade do concurso, consiste em ato discricionário, ou seja, pode ser realizado conforme a sua oportunidade e conveniência, tornando-se vinculado apenas após o vencimento do certame.
https://jus.com.br/artigos/59145/direito-a-nomeacao-dos-aprovados-em-concursos-publicos/2#:~:text=Desta%20feita%2C%20percebe%2Dse%20que,apenas%20ap%C3%B3s%20o%20vencimento%20do
Nomeação em regra é discricionária
Abraços
ou o cara se fodia numa ou outra ou as duas kkk
Acho que hoje o entendimento é outro.
Sexta Turma do STJ
CONCURSO PÚBLICO. NOMEAÇÃO. ATO VINCULADO.
É dever da Administração Pública nomear os candidatos aprovados para as vagas oferecidas no edital do concurso. Com a veiculação em edital de que a Administração necessita prover determinado número de vagas, a nomeação e posse, que seriam, a princípio, atos discricionários, tornam-se vinculados, gerando, em conseqüência, direito subjetivo para o candidato aprovado dentro do número de vagas previsto no edital.
Precedentes citados: RMS 15.420-PR ; RMS 15.345-GO , DJ 24/4/2007, e RMS 15.034-RS , DJ 29/3/2004. RMS 19.478-SP , Rel. Min. Nilson Naves, julgado em 6/5/2008.
SE ELE TIVER PASSADO DENTRO DAS VAGAS O ATO DE NOMEAÇÃO É VINCULADO, DIFERENTE SE FOR APROVADO EM UM CADASTRO DE RESERVAS. A QUESTÃO NÃO EXPLICOU A SITUAÇÃO DE FORMA SATISFATÓRIA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo