Segundo Viana (2006), licitação é o procedimento administrat...
Segundo Viana (2006), licitação é o procedimento administrativo pelo qual a administração pública, em qualquer de seus níveis, prevendo comprar materiais e serviços, realizar obras, alienar ou locar bens, segundo condições estipuladas previamente, convoca interessados para apresentação de propósitos, a fim de selecionar a que se revele mais conveniente em função de parâmetros preestabelecidos e divulgados. Assim, para não descaracterizar e invalidar seu resultado seletivo, o instituto da licitação deve ser pautado por vários princípios, tais como igualdade, publicidade, probidade administrativa, procedimento formal, sigilo na apresentação das propostas, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo e adjudicação compulsória ao vencedor. Nesse sentido, o princípio básico da igualdade
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tratar desigualmente os desiguais
GAB.B
A.ERRADA. O princípio da igualdade se aplica a todas as fases do processo licitatório, incluindo o conteúdo das propostas. Portanto, não é correto afirmar que ele não se aplica ao conteúdo das propostas.
B. GABARITO. O princípio da igualdade impede qualquer tipo de favorecimento indevido, e isso inclui cláusulas que criem desigualdade entre os licitantes ou exigências que não sejam pertinentes ao objeto da licitação.
C. ERRADA. Embora a licitação deva seguir as prescrições legais, o princípio da igualdade em si não está relacionado diretamente a essa vinculação. O princípio da legalidade é o que assegura a vinculação às normas legais.
D. ERRADA. O princípio da igualdade trata da equidade entre os licitantes, mas o julgamento baseado em fatores concretos é mais relacionado ao princípio do julgamento objetivo, e não diretamente à igualdade.
BONS ESTUDOS!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo