As técnicas espectroscópicas de absorção no infravermelho (...
A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: B
ICP-AES (Inductively Coupled Plasma - Atomic Emission Spectrometry), em português Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente, é uma técnica de análise quimica instrumental que faz uso de uma fonte de excitação de plasma de argônio à alta temperatura (7.000 - 10.000 K) para produzir, em uma amostra introduzida sob forma de neblina no centro do plasma, átomos excitados que emitem radiação em comprimentos de onda na faixa de 125 a 950 nm, característicos dos elementos nela presentes.
As radiações emitidas, após conveniente separação de seus comprimentos de onda por sistemas ópticos, têm suas intensidades respectivas medidas por meios de detectores de radiação específicos (foto multiplicadoras -PMT- ou detectores de estádo sólido - CCD ou CID) e correlacionadas às concentrações correspondentes através de curvas de calibração obtidas pela medição prévia de Padrões Certificados de Referência (CRM -Certificate Reference Material).
Essa técnica é também conhecida como ICP-OES (Inductively Coupled Plasma Optical Emission Spectrometry), em português, Espectrometria de Emissão Óptica por Plasma Acoplado Indutivamente.
(a) Errada. A absorção atômica é um método muito específico, tendo em vista que as linhas de absorção são muito estreitas. Isso é um dos grandes problemas do método de absorção atômica, uma vez que as linhas de emissão são mais largas que as linhas de absorção.
(b) Correta. O ICP converte os analitos em átomos ou ions elementares.
(c) Errada. Pelo contrário a emissão atômica com fonte de plasma além de fazer a analise de metais, também faz analise de não metais, tais como halogênios -bromo, iodo, cloro e de compostos refratários presentes em baixas concentrações. Outro erro da questão é afirmar que o plasma possui baixa energia, uma vez que ele é altamente energetico.
(d) Errada. Na verdade, ao analisar esse tipo de matriz pela atomização em chama se faz necessário o tratamento da amostra. Em contrapartida, o atomizador eletrotérmico permite a análise direta desse tipo de amostra.
(e) Errada. A lâmpada de catodo oco está relacionada a absorção atomica, e não a emissão atômica (lembrando que está se diferencia daquela por não possuir uma fonte de radiação, uma vez que a propria chama ou plasma (=energia térmica) servem para induzir os átomos a emitirem radiação eletromagnética característica)
A lâmpada de catodo oco é a fonte mais comum para medidas de ABSORÇÃO atômica
ver
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo