Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa ...
Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa correta quanto à consecução dos objetivos e metas em organizações públicas.
As organizações demandam a presença de procedimentos, diálogos e todo um arcabouço, institucional e interpessoal, criados e administrados por pessoas, que gere seu contorno institucional e organizacional e, dessa forma, responda às demandas que lhe cabem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) A construção cooperativa de uma política pública, envolvendo outros órgãos e atores, é uma das estratégias para melhor garantir sua institucionalização e atendimento às necessidades – durante a gestão de uma política pública, percebemos que uma das grandes dificuldades em sua implementação é o estabelecimento de parcerias e o apoio das partes interessadas. Nesse contexto, adotar uma estratégia para construir cooperação entre os atores envolvidos é, sem dúvida, fundamentar para garantir sua implementação e o atingimento dos objetivos estabelecidos. Portanto, essa alternativa é a resposta da questão em análise.
C) A liderança organizacional exerce pouco poder sobre a manutenção dos objetivos, uma vez que representam os interesses do órgão, não do detentor do cargo ou função - Segundo RIBAS (2015, apud HERSEY e BLANCHARD, 1986), liderança “é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação". Em face do exposto, percebe-se que a liderança é fundamental para a manutenção dos objetivos organizacionais.
GABARITO DO PROFESSOR: Letra A.
FONTES:
MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2018.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015...
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
As organizações demandam a presença de procedimentos, diálogos e todo um arcabouço, institucional e interpessoal, criados e administrados por pessoas, que gere seu contorno institucional e organizacional e, dessa forma, responda às demandas que lhe cabem. A construção cooperativa de uma política pública, envolvendo outros órgãos e atores, é uma das estratégias para melhor garantir sua institucionalização e atendimento às necessidades.
Alguém para comentar as outras? :)
A. A construção cooperativa de uma política pública, envolvendo outros órgãos e atores, é uma das estratégias para melhor garantir sua institucionalização e atendimento às necessidades.
B. As legislações garantem por si só a institucionalização das políticas organizacionais, logo que representam a formalização da decisão política na busca pela resolução dos problemas.
( a existência de uma norma, não garante por si só a institucionalização das políticas organizacionais, elas precisam ser implantadas de fato)
C. A liderança organizacional exerce pouco poder sobre a manutenção dos objetivos, uma vez que representam os interesses do órgão, não do detentor do cargo ou função.
( a liderança organizacional exerce grande poder, uma vez que o líder tem papel de influenciador)
D. Em organizações públicas não é possível precisar e quantificar as metas, uma vez que as necessidades da sociedade são dinâmicas e alteram o escopo das organizações de tempos em tempos.
(é possível quantificar as metas no setor público)
E. A implementação do gerencialismo nas organizações públicas brasileiras permitiu a correta definição dos objetivos e metas, substituindo por completo o modelo patrimonialista e burocrático.
(o gerencialismo não substituiu por completo os modelos antigos, ainda existem práticas patrimonialistas e burocráticas)
D. Em organizações públicas não é possível precisar e quantificar as metas, uma vez que as necessidades da sociedade são dinâmicas e alteram o escopo das organizações de tempos em tempos.
Lembrei da Dilma, não vamos ter meta, mas se batermos a meta .....kk
é sim, possível quantificar as metas no setor público!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo