Segundo Hoffmann (2005), a superficialidade dos estudos na á...
Segundo Hoffmann (2005), a superficialidade dos estudos na área de avaliação, em cursos de licenciatura, reafirma as características reprodutivistas das práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores na Educação Básica. Nesse sentido, a autora defende a ideia de que:
I. A “resistência” dos professores, em termos de mudar sua prática avaliativa, precisa ser analisada do ponto de vista das concepções construídas por eles ao longo de sua vida enquanto estudantes e em termos das influências teóricas sofridas.
II. A análise histórica e a crítica ao processo classificatório da avaliação precisam ser consideradas e ultrapassadas, a fim de redimensionar a formação dos professores, aprofundando estudos sobre concepções teóricas e metodológicas, vinculados à discussão da realidade das escolas.
III. As mudanças das normas e determinações institucionais, em relação à avaliação, não garantem que os professores modifiquem suas práticas avaliativas.
IV. Os conflitos existentes nas escolas e universidades, entre professores que ancoram suas práticas avaliativas em concepções diferentes, são negativos para a promoção de transformações significativas nas formas de avaliar.
V. O aprofundamento teórico em relação à avaliação poderá promover a tomada de consciência referente aos significados dos procedimentos avaliativos.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: