Problematizando as formas de atuação correntes no ensino de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q931067 Pedagogia
Problematizando as formas de atuação correntes no ensino de História e Geografia, Penteado (2011) faz o seguinte relato: “Nas minhas experiências como professora, trabalhando com as séries iniciais do Ensino Fundamental, nunca ocorreu, a não ser excepcionalmente, que as crianças compreendessem que o bairro está dentro de um país e este dentro de um continente. Ainda que seguisse no trabalho os passos preconizados pela orientação que recebíamos [...] a esperada transferência de compreensão, que apoiava a recomendação metodológica, não acontecia”. Com esse relato sobre o ensino daquelas disciplinas a autora quer demonstrar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - a aprendizagem se faz num movimento constante que vai tanto das partes para o todo, como do todo para as partes, ao longo de todo o processo.

A questão chama atenção para a compreensão de como se dá o processo de aprendizagem no ensino de História e Geografia nas séries iniciais. A autora Penteado reflete sobre a dificuldade encontrada pelas crianças em compreenderem a noção de escala geográfica, que inclui a relação entre bairro, país e continente. O relato evidencia uma crítica aos métodos tradicionais, que nem sempre são eficientes para que os alunos façam as conexões esperadas.

O ensino tradicional muitas vezes adota uma abordagem que parte do específico para o geral, ou seja, do bairro para o país e depois para o continente. No entanto, a alternativa correta destaca o conceito de aprendizagem como um processo iterativo e recursivo, em que os alunos constroem o conhecimento através da constante interação entre as partes e o todo.

Esta abordagem está em linha com a teoria da aprendizagem significativa, onde o novo conhecimento é conectado com o que o aluno já sabe, permitindo uma melhor compreensão e retenção. A ideia é que, compreendendo o todo, o aluno possa entender as partes e vice-versa, num processo de construção de conhecimento que é flexível e integrado.

O motivo pelo qual a alternativa E é correta reside no entendimento de que a aprendizagem não se dá apenas numa única direção ou sequência. Ao contrário, ela é dinâmica e envolve a interação constante entre conceitos mais abrangentes e específicos. Esse movimento de idas e vindas entre o geral e o particular fornece um contexto mais rico para o aluno, o que facilita a compreensão e torna o aprendizado mais profundo e duradouro.

Portanto, para resolver essa questão, era necessário o conhecimento de teorias pedagógicas sobre a aprendizagem significativa e a capacidade de analisar criticamente os métodos de ensino tradicionais, entendendo a complexidade da construção do conhecimento em sala de aula.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO:

e) a aprendizagem se faz num movimento constante que vai tanto das partes para o todo, como do todo para as partes, ao longo de todo o processo

Não entendi o gabarito! Se a professora em questão informa que não ocorria "a esperada transferência de compreensão, que apoiava a recomendação metodológica". Como podemos dizer que o conhecimento pode também acontecer do TODO para as PARTES? Quando não ocorria de uma criança saber que o seu bairro está dentro de um país, que está dentro de um continente?

tendi foi é nada...marquei letra a

alguem ai explica...pfvr

QUESTÃO CORRETA É A LETRA "A", UMA VEZ QUE A VUNESP COPIA A FRASE EXATAMENTE COMO O LIVRO.

A ÚNICA FRASE IDÊNTICA AO LIVRO É A LETRA "A"!

entendi bolufas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo