“[...] os conteúdos da arte não podem ser banalizados, mas ...
“[...] os conteúdos da arte não podem ser banalizados, mas devem ser ensinados por meio de situações e/ou propostas que alcancem os modos de aprender do aluno e garantam a participação de cada um dentro da sala de aula” (PCN’s: arte).
Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno significa
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.
Para compreender o tema desta questão, é essencial entender que o ensino de arte nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é enfatizado como uma área de conhecimento que deve ser trabalhada de maneira significativa e relevante, respeitando os modos de aprender do estudante. Isso significa reconhecer que cada aluno possui uma forma única de se expressar artisticamente e de desenvolver seu pensamento criativo.
A estratégia de ensino deve, portanto, valorizar a expressão individual e a criatividade, permitindo que os estudantes explorem suas próprias ideias e sentimentos por meio da arte. É por isso que a alternativa B é a correta, pois sugere a importância de proporcionar aos alunos a liberdade de criar e expressar suas próprias visões artísticas, seja individualmente ou em grupo, de acordo com suas próprias intenções e modos de aprendizagem.
As demais alternativas não são tão precisas ao abordar essa necessidade de adaptar o ensino de arte aos modos de aprendizagem do aluno. A alternativa A foca em resgatar a arte como pura sensibilidade, mas não destaca a importância da adaptação ao aluno. A alternativa C separa a arte da ciência, porém não toca na personalização do ensino. A alternativa D erra ao sugerir que a arte deva ser compreendida não como sensibilidade e imaginação, mas como pensamento racional, o que vai contra a ideia de que a arte envolve a expressão de emoções e criatividade. Por fim, a alternativa E propõe um ensino criador e transversal, mas foca em datas cívicas e culturais, o que não abrange a personalização completa do aprendizado de arte conforme os modos de aprender do aluno.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b)
garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo