Ao fazer o inventário físico do ativo imobilizado de uma ent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q846170 Auditoria

Ao fazer o inventário físico do ativo imobilizado de uma entidade fabril, o auditor constatou divergências de 20% entre o valor contábil e o valor obtido na verificação por meio da contagem física do ativo imobilizado.


Assinale a opção que indica a correta posição do auditor.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra B

A) Errado, a expressão "despesas e receitas não operacionais" deiXou de ser utilizada com o advento da convergência contábil com as normas internacionais, hoje elas são chamas de "outras receitas e despesas".

B) CERTO: A diferença é reconhecida como despesa operacional.

C) Despesa financeira está relacionada a aplicações fnanceiras e congêneres, sendo, assim, incompatível com o caso em análise do imobilizado, a menos que estivéssemos tratando de financiamento desse imobilizado, ai sim seria uma despesa financeira.

D) Não é provisão pois a provisãO é uma obrigação, classificada no passivo, no caso da questão nao há obrigação com terceiros, apenas erro do valor contábil

E) deve fazer ajustes

bons estudos

Renato, meu herói!!

O problema está em dizer que o auditor determina alguma coisa. Colocação muito infeliz da banca.

Só dois questionamentos sobre a formulação da questão:

 

1) A questão não deixa claro se a diferença de 20% é positiva ou negativa o que pode levar a interpretações equivocadas.

2) O auditor não determina nada. Ele apenas avalia e aponta em seus relatórios.

Apesar de concordar com os colegas, que o auditor não tem capacidade para determinar nada em relação à administração (lembrando, a responsabilidade pelas DCs é da administração da entidade, não do auditor), acho que a banca se valeu dos trechos abaixo para cravar que o auditor deve determinar o reconhecimento da despesa.

Caso eu tenha me enganado, por favor me avisem.

 

Comunicação e correção de distorções


8. O auditor deve comunicar tempestivamente ao nível apropriado da administração todas as distorções detectadas durante a auditoria, a menos que seja proibido por lei ou regulamento (NBC TA 260 – Comunicação com os Responsáveis pela Governança, item 7). O auditor deve requerer que a administração corrija essas distorções (ver itens A7 a A9).


9. Se a administração recusar-se a corrigir algumas das distorções reportadas pelo auditor, este deve obter o entendimento sobre as razões pelas quais a administração decidiu por não efetuar as correções e deve considerar esse entendimento ao avaliar se as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevantes (ver item A10).

 

Bons estudos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo