Sobre a dívida pública e o endividamento no contexto da gest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3194615 Contabilidade Pública
Sobre a dívida pública e o endividamento no contexto da gestão fiscal, analise as assertivas abaixo:

I. A dívida pública interna reflete o montante de recursos captados pelo governo por meio da emissão de títulos públicos, e sua gestão está diretamente relacionada ao controle da inflação e ao financiamento de déficits fiscais.
II. O endividamento externo, em sua maioria, não impacta as reservas internacionais, uma vez que a contratação de empréstimos em moeda estrangeira não exige a utilização dessas reservas como garantia.
III. A dívida pública consolidada inclui tanto a dívida interna quanto a externa, mas não considera as obrigações de curto prazo contraídas por entes subnacionais, como Estados e Municípios, para o financiamento de despesas correntes.
IV. A gestão da dívida pública deve ser orientada pelo objetivo de manter o custo de endividamento em níveis sustentáveis, evitando a insolvência do governo, mas sem considerar a necessidade de ajustar as condições fiscais e orçamentárias.
V. O conceito de endividamento sustentável está relacionado à capacidade do governo de honrar suas dívidas sem comprometer a capacidade de geração de superávits fiscais primários, mantendo um equilíbrio entre a receita pública e os gastos.

Quais estão corretas?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

II. Incorreta. O endividamento externo pode impactar as reservas internacionais, especialmente se os empréstimos em moeda estrangeira exigirem garantias ou se houver necessidade de conversão de moeda para pagamento de dívidas.

IV. Incorreta. A gestão da dívida pública deve sim considerar a necessidade de ajustar as condições fiscais e orçamentárias, além de manter o custo de endividamento em níveis sustentáveis.

porém o item 3 está correto

A dívida pública consolidada abrange tanto a dívida interna quanto a externa, mas é importante destacar que não inclui as obrigações de curto prazo que são contraídas por entes subnacionais, como Estados e Municípios, para financiar despesas correntes

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo