Tiago, estudante de Direito, cursando, atualmente, o oitavo ...
Em sede de audiência de custódia, houve a conversão da prisão flagrancial em prisão preventiva, com o encaminhamento de Tiago ao sistema prisional. Consigne-se que o advogado constituído por Tiago compareceu à unidade prisional em que o último se encontra acautelado, ocasião em que ambos, conhecedores dos aspectos processuais atinentes à Lei de Drogas, conversaram sobre o diploma legal visando à adoção da melhor estratégia defensiva.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 11.343/2006, assinale a afirmativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, é essencial compreender o processo penal aplicado nos casos relacionados à Lei de Drogas, especificamente a Lei nº 11.343/2006. Esta legislação regula procedimentos específicos para a defesa de acusados de crimes relacionados a entorpecentes, abordando aspectos como a defesa preliminar e o papel do juiz.
Alternativa correta: B
A alternativa B está correta porque reflete o disposto no artigo 55 da Lei nº 11.343/2006. Esse artigo estabelece que, caso a defesa preliminar não seja apresentada no prazo, o juiz deve nomear um defensor para oferecê-la em um prazo de dez dias, concedendo-lhe vista dos autos no ato de nomeação. Essa medida visa garantir o direito à defesa, elemento fundamental em processos penais.
Análise das alternativas incorretas:
A - Esta alternativa está incorreta porque, na fase de defesa preliminar prevista na Lei de Drogas, o número de testemunhas que podem ser arroladas é de até cinco, conforme o artigo 55, §1º, da Lei nº 11.343/2006, e não oito como mencionado.
C - A opção apresenta um erro quanto ao prazo. A Lei de Drogas não prevê um prazo específico de quinze dias para a apresentação do preso, realização de diligências, exames e perícias. Essa alternativa não encontra amparo específico na legislação vigente.
D - Esta alternativa está incorreta porque o prazo correto para o acusado oferecer defesa preliminar é de dez dias após a notificação, conforme o artigo 55 da mesma lei, e não quinze dias como sugerido.
E - A alternativa está incorreta porque a legislação não fixa um prazo de dez dias para o juiz decidir após a apresentação da defesa preliminar. Após o recebimento da defesa, o juiz pode decidir sobre o recebimento ou rejeição da denúncia, mas o prazo exato para essa decisão não está especificado como dez dias na Lei de Drogas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra B.
Lei nº 11.343/2006:
(A) INCORRETA. Art. 55, §1º: “Na resposta, consistente em defesa preliminar e exceções, o acusado poderá arguir preliminares e invocar todas as razões de defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas que pretende produzir e, até o número de 5, arrolar testemunhas”.
(B) CORRETA. Art. 55, §3º: “Se a resposta não for apresentada no prazo, o juiz nomeará defensor para oferecê-la em 10 dias, concedendo-lhe vista dos autos no ato de nomeação.”
(C) INCORRETA. Art.55, §5º: “Se entender imprescindível, o juiz, no prazo máximo de 10 dias, determinará a apresentação do preso, realização de diligências, exames e perícias”.
(D) INCORRETA. Art. 55: “Oferecida a denúncia, o juiz ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia, por escrito, no prazo de 10 dias.
(E) INCORRETA. Art. 55, §4º: “Apresentada a defesa, o juiz decidirá em 5 dias”.
TESTEMUNHAS PREVISÃO QUANTIDADE
-Procedimento Ordinário (art. 401, CPP) | 1ª Fase do Júri (art. 401, CPP) - 08
-Lei de Crimes Contra a Economia Popular (art. 23, I, Lei nº 1.521/51) - 06
-Procedimento Sumário (art. 532, CPP) | 2ª Fase do Júri (art. 422, CPP) | Lei de Drogas (art. 54, III, Lei nº 11.343/06) - 05
-Procedimento Sumaríssimo (art. 34, Lei nº 9.099/95) - 03
Gabarito errado (ou a questão induz a erro). A questão diz "o advogado constituído por Tiago". Se é constituído, é porque tem procuração nos autos. Logo, não atendendo a determinação legal no prazo, primeiro o juiz deve intimar para constituir novo procurador e, não o fazendo, será nomeado defensor (ou encaminhado à Defensoria Pública). Segue a linha da Súmula 708, STF: É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do único defensor, o réu não foi previamente intimado para constituir outro.
Tem outros julgados do STJ nesse sentido.
Art. 55. Oferecida a denúncia, o juiz ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.
§ 1º Na resposta, consistente em defesa preliminar e exceções, o acusado poderá argüir preliminares e invocar todas as razões de defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas que pretende produzir e, até o número de 5 (cinco), arrolar testemunhas.
§ 3º Se a resposta não for apresentada no prazo, o juiz nomeará defensor para oferecê-la em 10 (dez) dias, concedendo-lhe vista dos autos no ato de nomeação.
§ 4º Apresentada a defesa, o juiz decidirá em 5 (cinco) dias.
§ 5º Se entender imprescindível, o juiz, no prazo máximo de 10 (dez) dias, determinará a apresentação do preso, realização de diligências, exames e perícias.
Prazos simplificados:
- defesa prévia 10 dias; (10 dias) para nomeação de defensor quando não obter resposta; 10 dias para apresentar o preso ( se o juiz entender como imprescindível)
- testemunhas 5; e o juiz decide em 5 dias
Prazos simplificados:
10 DIAS
- defesa prévia;
- para nomeação de defensor quando não obter resposta;
- para apresentar o preso ( se o juiz entender como imprescindível)
5
- cinco testemunhas;
- tendo defesa o juiz decide em 5 dias
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo