Leia o relato a seguir sobre uma situação ocorrida em uma un...
Leia o relato a seguir sobre uma situação ocorrida em uma universidade do México:
“Uma aluna se levantou e disse que não era normal essa romantização da cultura do estresse, de viver todo o tempo com medo de ser reprovado, de tomar ansiolíticos para conseguir estudar”, conta um aluno de 22 anos, que preferiu não se identificar. “Então, um a um, os estudantes começaram a contar histórias de tentativas de suicídio, humilhações, assédio sexual, homofobia e outros casos que aconteceram na universidade.”
(Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/01/10/morte-aluna-humilhacoes-universidade-mexico.htm. Acesso em: 27/03/2022.)
O ocorrido não interessaria a profissionais da educação básica se a “romantização do estresse educacional”, a pressão por alto desempenho e a falta de compreensão e mediação do erro do aluno não ocorressem dentro da maioria das escolas em qualquer lugar do mundo. Jussara Hoffmann denuncia, em relação à prática tradicional de avaliação, o sério prejuízo que tais procedimentos classificatórios trazem ao desenvolvimento socioafetivo dos alunos. Para a autora, a ação mediadora do professor:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - Não pode ao mesmo tempo ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos.
A questão em foco aborda um tema muito relevante na educação contemporânea, que é a necessidade de se ter uma avaliação educacional pautada em uma perspectiva formativa e individualizada, considerando as diferenças e necessidades específicas de cada aluno.
Para responder a esta questão, é essencial compreender a crítica que Jussara Hoffmann faz à tradicional prática de avaliação, que muitas vezes se baseia em procedimentos classificatórios e não leva em conta o desenvolvimento socioafetivo dos alunos. Hoffmann defende uma ação mediadora do professor, que não se prenda a uma uniformidade rígida, mas seja sensível às diversas situações de aprendizagem e às particularidades de cada estudante.
A justificativa para a alternativa A ser a correta está no entendimento de que a avaliação deve ser diversificada e adaptada ao contexto de cada tarefa e ao perfil de cada aluno. A ideia é que o professor deve atuar como um mediador do conhecimento, capaz de compreender e intervir pedagogicamente de forma personalizada, e não seguindo um único padrão que seria aplicado indistintamente a todos os alunos e situações. Isso é essencial para contribuir com um ambiente educacional que valorize o desenvolvimento integral do estudante, ao invés de promover a "romantização do estresse educacional".
Este enfoque na individualização e na sensibilidade às diferenças individuais é um pilar fundamental da pedagogia e da avaliação formativa, onde o erro do aluno é visto como parte do processo de aprendizagem e não simplesmente como um fracasso a ser penalizado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo