Os conceitos, os princípios e as direções expressas na teori...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E. Vamos analisar o que a teoria de Henri Wallon propõe e por que essa alternativa é a incorreta.
Henri Wallon, importante teórico na área da Psicologia do Desenvolvimento, enfatizou a importância das emoções no desenvolvimento humano e a concepção de que a pessoa é uma síntese de afetivo, cognitivo e motor. Aspectos emocionais, sociais e cognitivos estão interligados no desenvolvimento da criança.
O ensino e a aprendizagem, conforme a alternativa A, são processos relacionados, onde dificuldades de aprendizagem podem refletir abordagens inadequadas de ensino. A teoria Walloniana reconhece que o desenvolvimento não se dá de forma isolada, mas em relação com o meio, o que inclui as práticas pedagógicas.
Na alternativa B, temos a ideia de que as situações conflitivas são importantes para o desenvolvimento, uma vez que a forma como os conflitos são resolvidos revela a qualidade das relações. Para Wallon, o conflito é um motor de desenvolvimento, pois a criança se desenvolve nesse processo de tensão e resolução.
Quanto ao C, a noção de conjuntos funcionais se refere aos estágios do desenvolvimento onde cada um configura uma organização específica de capacidades, afetos e relações com o meio. Em cada estágio é possível identificar características funcionais próprias e completas daquele momento do desenvolvimento.
Na alternativa D, é abordada a imitação, que segundo Wallon, não é simplesmente uma cópia, mas um meio poderoso de aprendizagem. A imitação pode ocorrer em um contexto de oposição, onde a criança ou mesmo o adulto se apropria do que é observado e o transforma, em um processo criativo.
Por fim, a alternativa E, que afirma que o processo de aprendizagem começa com a diferenciação e caminha para o sincretismo, está incorreta. Na verdade, o processo é o inverso: a aprendizagem em Wallon começa de maneira global e indiferenciada, ou seja, sincretica, e com o tempo se torna mais diferenciada e especializada. Na teoria Walloniana, o sincretismo caracteriza os primeiros estágios do desenvolvimento do pensamento, onde ainda não há uma clara diferenciação e organização nas representações mentais.
Portanto, ao compreender o desenvolvimento humano e a aprendizagem pela perspectiva de Wallon, é importante reconhecer a interação dinâmica entre afetividade, cognição e movimento, e como a criança evolui de um estado de pouca diferenciação para um estado de maior especialização e diferenciação cognitiva.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
vai do sincretismo a categorização e não ao contrário
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo