Embora alfabetizados, crianças e jovens, na continuidade de ...
Embora alfabetizados, crianças e jovens, na continuidade de seu processo de escolarização, e adultos já escolarizados revelavam incapacidade de responder adequadamente as muitas e variadas demandas de leitura e de escrita nas práticas não só escolares, mas também sociais e profissionais. Reconheceu-se, assim, que um conceito restrito de alfabetização que exclua os usos do sistema de escrita é insuficiente diante das muitas e variadas demandas de leitura e de escrita [...]. Em outras palavras, aprender o sistema alfabético de escrita e, contemporaneamente, conhecer e aprender seus usos sociais: ler, interpretar e produzir textos. Não apenas alfabetizar, mas alfabetizar e letrar, “alfaletrar”.
(Magda Soares. 2020. Adaptado.)
Considerando o exposto, NÃO é essencial para reverter o fracasso na alfabetização:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
A alternativa correta é a letra E. A questão aborda a compreensão da diferença entre alfabetização e letramento, conceitos fundamentais na educação e ensino de língua escrita. Alfabetização é o processo de aprender o sistema alfabético, isto é, a capacidade de decodificar e codificar letras em palavras e frases. Já o letramento vai além, referindo-se à capacidade de usar a leitura e a escrita de forma crítica e significativa em diferentes contextos sociais.
As alternativas A, B, C, e D são essenciais para reverter o fracasso na alfabetização porque tratam de processos que garantem a compreensão e a aplicação do conhecimento da língua escrita. A orientação dos processos de conceitualização da língua escrita pela criança (A), diagnósticos periódicos da aprendizagem (B), o desenvolvimento de habilidades de leitura fluente e interpretação de textos (C), e a mudança do foco da ação docente (D), são todos elementos que contribuem para um aprendizado eficaz.
Por sua vez, a alternativa E, que foi apontada como correta, destaca a escolha entre métodos de alfabetização que se limitam a ensinar a criança a decifrar um código (ler e escrever de forma mecânica). Essa abordagem restrita não é suficiente para atender às demandas atuais de leitura e escrita nas práticas sociais e profissionais. O conceito de "alfaletrar" mencionado no texto defende que devemos ir além da decodificação e codificação mecânica da escrita, pois é necessário também que os indivíduos sejam capazes de compreender e produzir textos de maneira crítica e reflexiva, atuando de forma competente e ativa na sociedade. Por isso, a alternativa E é a única que apresenta uma ação que não é essencial para reverter o fracasso na alfabetização, pois se preocupa somente com a decodificação e codificação sem considerar as habilidades críticas do letramento.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
errada: A escolha entre métodos de alfabetização, que se orientam pela concepção de alfabetizar: ensinar a criança a ler (a leitura entendida como decodificação) e a escrever (a escrita entendida como codificação), ou seja, a decifrar um código.
Alguém pode me explicar a alternativa D?
LETRA: E. De acordo com a autora, o sucesso na alfabetização inclui também a compreensão da função social dos textos. Sendo assim, uma vez que no texto há queixas sobre a insegurança de não compreender os textos no meio social, apenas escolher métodos não basta.
A letra C está certa? Leitura fluente desde a educação infantil? NÃO ENTENDI
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo