Em relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira ...
No acompanhamento da execução orçamentária da receita pública governamental, quando a Caixa Econômica Federal retém o imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários (IOF) em um empréstimo pessoal de um cliente, considera-se ocorrido o estágio da receita denominado arrecadação tributária.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e os estágios da receita pública, focando na execução orçamentária relacionada ao imposto sobre operações financeiras (IOF).
O tema central da questão é o acompanhamento da execução orçamentária da receita pública. Para resolver essa questão, é necessário entender os estágios da receita, que são: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Esses conceitos são fundamentais para compreender como o governo gerencia suas finanças.
Vamos detalhar a alternativa correta:
Alternativa C - certo: Quando a Caixa Econômica Federal retém o IOF em um empréstimo pessoal, isso se refere ao estágio de arrecadação tributária. Neste contexto, a arrecadação é o momento em que o valor é efetivamente recebido pelo agente arrecadador, que é a Caixa Econômica Federal. Portanto, o enunciado está correto ao afirmar que este é o estágio da arrecadação.
Agora, vamos entender por que a outra alternativa está incorreta:
Alternativa E - errado: Se a alternativa fosse marcada como errada, isso indicaria um erro na compreensão do estágio da arrecadação. Como a questão descreve corretamente o processo de retenção do tributo pela instituição financeira como arrecadação, não há justificativa para considerá-la incorreta.
Em resumo, a alternativa correta é C porque descreve adequadamente o estágio da arrecadação no processo de gestão da receita pública. Esse é o momento em que o tributo é efetivamente recebido pelo governo ou seus agentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ARRECADAÇÃO corresponde ao momento que o contribuente comparece ao banco e efetua o pagamento da obrigação. Pode ser feito de maneira->
DIRETA: quando realizada por agência credenciada ou por repartição adm do estado.
INDIRETA: quando o valor é retido dos contribuentes, para posterior pagamento.
1.Devedor/contribuinte ----(arrecadação)--> 2.agente arrecadador/financeira ---(recolhimento)---> 3.Conta do Tesouro Púb.
ESTÁGIOS DA RECEITA = PLAR
Previsão:
- Etapa de planejamento - Consta na doutrina.
- É uma estimativa ou projeção de valor. Projeção para os dois anos seguintes da vigência da LOA.
Lançamento: - Etapa de execução. - Não se aplica a todas as receitas, apenas para as receitas de origem fiscal (Tributos, juros e multas). - Descobre o fato gerador (origem do crédito, agente passivo, valor, vencimento).
Arrecadação: - Etapa de execução. - Quando o agente passivo paga para o agente ativo, que são os bancos ou credenciados. - Bancos recebem o valor do contribuinte.
Recolhimento: - Etapa de execução. - Bancos transferem para a conta única do Tesouro.
Certo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo