O Brasil adotou o termo construtivismo para refletir e oper...
( ) O conteúdo não é mais o foco da prática escolar, do conteúdo programado, principalmente no período da alfabetização porque o centro do processo de ensino passa a ser o aluno.
( ) A preocupação com a aprendizagem acontece quando a criança não apresenta evolução, não aprende.
( ) O conhecimento do aluno é um processo que requer tempo e a prática educativa deve considerar os mecanismos em que o avanço cognitivo depende de uma assimilação e de uma acomodação dos esquemas internos.
( ) Os esquemas internos dependem de um plano educativo que oportunize a repetição do que ouvem durante as aulas. Para que não ocorra os erros comprometendo o tempo para outras atividades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - V - F - V - F.
Ao abordar o construtivismo, a questão nos remete ao princípio de que o aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem e constrói seu conhecimento ativamente. Vamos analisar cada afirmação para entender por que a sequência correta é a alternativa D:
(V) O conteúdo não é mais o foco da prática escolar, do conteúdo programado, principalmente no período da alfabetização porque o centro do processo de ensino passa a ser o aluno.
Esta afirmação é verdadeira no contexto do construtivismo. O aluno, com suas experiências e interações, é o protagonista na construção do conhecimento, e não um mero receptor de conteúdos transmitidos.
(F) A preocupação com a aprendizagem acontece quando a criança não apresenta evolução, não aprende.
Esta afirmativa é falsa, pois no construtivismo, a preocupação com a aprendizagem está sempre presente, não apenas quando há falta de progresso. O ensino é planejado para acompanhar o desenvolvimento contínuo do aluno, considerando suas necessidades e ritmos de aprendizagem.
(V) O conhecimento do aluno é um processo que requer tempo e a prática educativa deve considerar os mecanismos em que o avanço cognitivo depende de uma assimilação e de uma acomodação dos esquemas internos.
Essa afirmação é verdadeira e reflete fielmente os conceitos de assimilação e acomodação propostos por Jean Piaget, um dos teóricos do construtivismo. Ela ressalta a importância de entender que a aprendizagem é um processo e que é necessário respeitar o tempo de cada aluno.
(F) Os esquemas internos dependem de um plano educativo que oportunize a repetição do que ouvem durante as aulas. Para que não ocorra os erros comprometendo o tempo para outras atividades.
Esta afirmativa é falsa pois contraria os princípios construtivistas. A aprendizagem significativa não se baseia na repetição, mas sim na experiência ativa do aluno e na sua capacidade de relacionar novos conhecimentos com os já existentes, construindo assim novos esquemas mentais.
O construtivismo valoriza a interação do aluno com o meio e com os outros para promover a construção do conhecimento, colocando o estudante no centro do processo educativo e entendendo que o erro faz parte do percurso de aprendizagem. O papel do educador é o de mediador, facilitando esse processo de construção e não simplesmente transmitindo informações.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo