Sabendo-se que a contaminação ambiental — presença de produt...
A ecotoxicologia estuda os efeitos das substâncias tóxicas ou não tóxicas sobre os organismos vivos, populações e comunidades animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a biosfera, contemplando, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um contexto integrado.
Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda conceitos da ecotoxicologia, que é uma área de estudo fundamental na engenharia ambiental e sanitária. Vamos analisar a questão e entender o porquê da resposta ser "Errado".
Tema Central: O foco aqui é diferenciar entre ambientes poluídos e contaminados. Ambos os conceitos são importantes para compreender como os químicos afetam o meio ambiente.
Resumo Teórico: Um ambiente é considerado contaminado quando há presença de substâncias que normalmente não estariam ali, o que pode ou não causar efeitos adversos. Já um ambiente é poluído quando a presença dessas substâncias resulta em efeitos negativos para os organismos vivos e o ecossistema. Em resumo, a poluição é um estágio mais grave e sempre envolve alguma forma de dano ou potencial de dano.
Fonte: De acordo com a legislação ambiental brasileira, como a Lei nº 6.938/81, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, poluição é definida como degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população.
Justificativa da Alternativa Correta: A afirmação "todo ambiente poluído é contaminado, mas nem todo ambiente contaminado é poluído" é incorreta porque, em um contexto técnico e científico, a poluição implica necessariamente em contaminação com efeitos prejudiciais. A lógica correta seria "todo ambiente poluído é contaminado, mas nem todo ambiente contaminado é necessariamente considerado poluído". Portanto, a resposta é Errado.
Análise da Alternativa Incorreta: A frase dada inverte o entendimento entre contaminação e poluição, o que poderia confundir, mas a diferença está no impacto negativo, que é uma característica da poluição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Todo ambiente contaminado é poluído, mas nem todo ambiente poluído é contaminado. A arfimativa certa seria essa.
ERRADA.
Vejamos:
"Segundo o dicionário de Direito Ambiental, contaminação ambiental é a introdução, no meio ambiente, de agentes que afetam negativamente o ecossistema, provocando alterações na estrutura e funcionamento das comunidades. Poluição ambiental é a alteração das condições físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, em níveis capazes de, direta ou indiretamente, serem impróprias, nocivas ou ofensivas à saúde, à segurança e ao bem-estar da população; pode criar condições adversas às atividades sociais e econômicas; ocasionar danos à flora, à fauna, a outros recursos naturais, às propriedades públicas e privadas ou à paisagem urbana."
Um ambiente pode estar contaminado sem que uma atividade humana seja a responsável. Logo, NEM toda poluição é uma contaminação e NEM toda contaminação é poluição.
Gabarito: E
Errei essa, mas bastava um pouco mais de atenção! Ora, se aceitarmos a definição que a questão traz, de que a contaminação é apenas QUÍMICA, e lembrarmos que poluição pode ser alteração nas condições físicas, químicas ou biológicas, fica óbvio que pode-se ter poluição SEM contaminação (ex: poluição sonora).
"Contaminação ou poluição?
Esses termos são frequentemente usados como sinônimos. Contudo, há diferenças entre eles.
Contaminação é a presença de uma substância onde ela geralmente não ocorre. Por exemplo, um solo que não contém cádmio, passa a ter depois da disposição de resíduos sólidos que continham esse elemento.
O termo contaminação também pode ser empregado para a designar que uma determinada concentração está acima de algum nível permitido por lei. Assim, se o nível de uma substância está acima do que as autoridades permitem, pode-se dizer que tal local se encontra contaminado.
Poluição, por sua vez, é um tipo de contaminação que gera efeitos biológicos negativos sobre os seres vivos. Assim, se no solo contaminado por cádmio que falamos anteriormente, nota-se distúrbios de formação e desenvolvimento, por exemplo, nas plantas que se desenvolvem no local, diz-se que o local se encontra poluído.
Dessa forma, como pode se notar, por definição toda poluição é uma contaminação, mas nem toda contaminação é necessariamente uma poluição. Da mesma forma, toda substância considerada poluente é também contaminante, mas nem toda substância contaminante é considerada poluente."
Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/contaminacao-ou-poluicao/138403#ixzz5CORCpkVY
Poluição está mais relacionado com concentrações não naturais de determinadas substâncias, para mais ou para menos, inclusive das que são naturalmente encontradas ali.
Já a contaminação está mais associada a presença de um agente não encontrado ali naturalmente ou até que seja, mas que esteja em concentrações acima das permitidas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo