O brincar envolve o corpo e a linguagem da criança, que elab...
O brincar envolve o corpo e a linguagem da criança, que elabora o mundo vivido e expressa-se, através da imaginação e do faz de conta, os sentidos que atribui aos códigos sociais partilhados pela cultura. Através do brincar, passamos, nós adultos, a perceber como as crianças constroem suas culturas e se “autorregulam” como grupo social”.
Propostas e experiências pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São José - Santa Catarina / Setor de Educação Infantil (org.). – São José: PMSJ, 2018 p.29.
Entendendo que no Brasil toda a pessoa até 12 anos incompletos é considerada criança, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Vamos entender o porquê:
C - O brincar deve compor as ações pedagógicas, em especial na Educação Infantil e em boa parte do Ensino Fundamental.
A questão destaca a importância do brincar na educação das crianças, enfatizando como essa atividade envolve corpo e linguagem e é fundamental para a expressão e compreensão dos códigos sociais da cultura. Brincar não é apenas uma atividade lúdica, mas uma ferramenta pedagógica essencial, especialmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Estudos pedagógicos, como os desenvolvidos por teóricos como Vygotsky e Piaget, apoiam a ideia de que crianças aprendem e se desenvolvem significativamente através do brincar.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - O brincar pode acontecer em unidades educativas, mas não em sala de aula, como ação organizada pelo docente, objetivando a aprendizagem de conceitos, exceto na educação infantil.
Esta alternativa é errada porque brincar pode sim ser uma ação organizada pelo docente em sala de aula, inclusive no Ensino Fundamental. O brincar pode ser usado para alcançar objetivos pedagógicos, como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em crianças de diversas idades, não sendo restrito apenas à Educação Infantil.
B - O brincar inerente às crianças, não pode se constituir como estratégia metodológica, pois assim o professor perde a autoridade em sala de aula.
Esta alternativa está incorreta, pois o brincar pode e deve ser utilizado como uma estratégia metodológica. Quando bem planejado, o brincar pode enriquecer o ambiente de aprendizagem e fortalecer a autoridade do professor, pois as crianças se envolvem mais e aprendem de forma significativa.
D - O brincar é um recurso a ser utilizado em sala de aula para ajudar o docente a manter o controle da turma, assim quem acaba a tarefa primeiro pode brincar quieto em seu lugar, até os outros terminarem.
Esta alternativa subestima o potencial do brincar como ferramenta de aprendizagem, limitando-o a uma técnica de controle de comportamento. O brincar deve ser integrado ao currículo como uma parte fundamental do processo educacional, e não apenas como uma atividade para "ocupar" as crianças.
E - Para ensinar brincando, são necessários materiais didáticos que as unidades educativas costumam não ter, por isso este recurso é pouco usado no Ensino Fundamental.
Esta alternativa está errada porque o brincar não requer necessariamente materiais didáticos específicos. Jogos e atividades podem ser desenvolvidos com recursos simples e criatividade. Além disso, a falta de materiais nunca deve ser uma justificativa para não utilizar o brincar como método pedagógico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo