As leis que regulamentam as atividades econômicas, sociais,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133814 Administração Financeira e Orçamentária
As leis que regulamentam as atividades econômicas, sociais, culturais e políticas da comunidade dependem de recursos do Orçamento Público para sua aplicação. Uma lei que estabeleça a coleta seletiva de lixo, por exemplo, implicará uma série de novos gastos para o recolhimento, o armazenamento e a destinação dos resíduos sólidos. Para que essa lei saia do papel é preciso que o programa de coleta de resíduos sólidos tenha previsão de recursos no orçamento, para sua implantação e manutenção ao longo do tempo.
A respeito do tema orçamento público, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o orçamento público. Assinale a alternativa correta.

A - incorreta. No Brasil, o sistema orçamentário de fato contempla a adoção de um sistema de planejamento constituído por planos e programas nacionais, regionais e setoriais.

Os três principais instrumentos de planejamento no Brasil são o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada para um período de quatro anos.

A LDO tem como objetivo orientar a elaboração e execução do orçamento anual, ou seja, a LOA. Além disso, a LDO estabelece quais serão as metas e as prioridades para o ano seguinte.

Finalmente, a LOA é o instrumento que estima todas as receitas e fixa todas as despesas do governo para o ano subsequente, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela LDO e de acordo com as metas e objetivos do PPA. 

B - incorreta. O PPA tem foco no médio prazo. LDO e LOA, sim, são de curto prazo.

C - incorreta.  O orçamento público não é apenas um instrumento contábil. Ele também é, e talvez até mais importante, um instrumento político fundamental para a alocação de recursos econômicos e sociais. A elaboração do orçamento envolve decisões sobre onde e como os recursos públicos serão gastos, e essas decisões são inerentemente políticas.

Na prática, o orçamento reflete as prioridades do governo, já que determina quais áreas receberão mais investimentos e quais receberão menos. Isso inclui a decisão sobre quais políticas públicas implementar e como financiá-las. Portanto, o orçamento é uma ferramenta crucial para a implementação de políticas públicas e a realização de objetivos políticos e sociais.

Adicionalmente, a elaboração e a implementação do orçamento também estão sujeitas ao controle e à fiscalização do Poder Legislativo e de outras instituições de controle, como os Tribunais de Contas, o que reforça seu caráter político.

D - correta.  O Orçamento Público é uma lei de iniciativa do Poder Executivo, aprovada pelo Poder Legislativo, que estima as receitas e fixa as despesas do governo para um período de um ano. Ele é organizado por área de atuação governamental (educação, saúde, segurança, etc.), e está diretamente ligado aos planos e programas do governo.

No Brasil, a Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento que materializa o orçamento. Ela é elaborada de forma compatível com o Plano Plurianual (PPA), que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte.

Dessa forma, o orçamento reflete a implementação dos planos setoriais e das orientações estratégicas do governo, permitindo que o dinheiro público seja alocado de acordo com essas diretrizes e prioridades. Além disso, ele também permite o controle dos gastos públicos, ao estabelecer limites para as despesas do governo.

Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

GABARITO: D

Referências:

ABRUCIO, F. L. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos MARE da Reforma do Estado. Brasília, DF: MARE, 1997.

GIACOMONI, J. Orçamento público. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LIMA, R. C. de. Contabilidade pública. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Parece que temos duas opções corretas, haja vista que o orçamento não é apenas um instrumento contábil, mas fundamentalmente um instrumento jurídico de alocação de recursos econômicos e sociais entre segmentos da sociedade (C) , assim como que é notório que o Orçamento Público organiza a programação de gastos por área de atuação governamental, compatibilizando o conteúdo dos planos setoriais com as orientações estratégicas do governo (D).

A votação das leis orçamentárias é obrigatoriamente precedida de audiências públicas com grupos de interesse que fazem suas demandas econômicas e sociais para que elas constem no Orçamento. O Orçamento é até mais um instrumento jurídico de alocação de recursos do que um instrumento contábil, porque no Brasil vigora o orçamento autorizativo, que é incompatível com a precisão da contabilidade.

Essa Consulpam é uma palhaçada. Deviam ser impedidos de licitar provas de concurso. Já fiz concurso com eles que ele não quiseram nem disponibilizar as questões e não deixaram sair com a folha de prova no dia. Depois ainda lançaram o gabarito, mas como conferir se não tinha folha de prova e nem disponibilizaram os modelos de prova no site?

Acredito que o erro da C seja o fundamentalmente jurídico. O fundamental do orçamento não é ser um instrumento jurídico; ele até é jurídico, mas, fundamentalmente, é econômico, na medida em que estima receita e fixa despesa.

Suspeitosamente a C também está correta

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo